Efeito de antisséptico contendo óleo essencial de alecrim pimenta (lippia origanoides cham.) Nos tetos de vacas leiteiras e qualidade do leite

Autores

  • Rodrigo Pereira Morão Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Anna Christina de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Mário Henrique França Mourthé Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Natalia Arantes Marcelo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Paulo Henrique Batista Bicalho Maia Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Lucas Vieira Gomes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Flávio Emanuel Gomes Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Alessandro Soares Fonseca de Matos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

Objetivo: objetivou-se avaliar o efeito de antisséptico elaborado com óleo essencial de alecrim pimenta na higienização e integridade de tetos de vacas leiteiras e na qualidade do leite destas vacas. Metodologia: foram utilizadas vacas mestiças Holandês, multíparas com média de 150 ± 25 dias de lactação e livres de mastite clínica. Comparou-se o efeito antisséptico dos protocolos convencionais com produtos contendo clorexidine (pré-dipping) e iodo (pós-dipping) com o produto experimental (pré e pós-dipping). Realizaram-se avaliações clínicas diárias da glândula mamária e avaliações semanais quanto a qualidade sanitária, composição nutricional e produção de leite em um período de seis semanas. Resultados: os animais não apresentaram mastite clínica e observou-se semelhança nos escores de integridade da pele dos tetos entre os grupos tratados, durante o período experimental. A mastite subclínica apresentou grau leve, semelhante aos achados da contagem de células somáticas (CCS), atribuída às condições fisiológicas e morfológicas dos animais. Não houve alteração na CCS e na composição do leite dos animais, durante o período de estudo. A contagem bacteriana total apresentou um aumento pontual na segunda semana de estudo. Foi observada correlação positiva e significativa entre a CCS e proteína, e, negativa e significativa para lactose. Conclusão: o antisséptico, contendo óleo essencial de alecrim pimenta, apresentou-se como uma possível alternativa para desinfecção dos tetos, não lesando a pele e sem interferência na qualidade do leite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-10

Como Citar

PEREIRA MORÃO, R.; CHRISTINA DE ALMEIDA, A. .; HENRIQUE FRANÇA MOURTHÉ, M. .; ARANTES MARCELO, N.; HENRIQUE BATISTA BICALHO MAIA, P. .; VIEIRA GOMES, L. .; EMANUEL GOMES SILVA, F. .; SOARES FONSECA DE MATOS, A. . Efeito de antisséptico contendo óleo essencial de alecrim pimenta (lippia origanoides cham.) Nos tetos de vacas leiteiras e qualidade do leite. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 68–82, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/829. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)