Enquanto espero a quarentena passar

discurso e resistência em projeções mapeadas

Autores

  • Joseeldo da Silva Junior Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.46551/ruc.v22n2a05

Palavras-chave:

Discurso, Resistência, Projeções mapeadas, Distanciamento social

Resumo

Objetivo: Este artigo intenta analisar materialidades do projeto intitulado Projetando Poesias, de modo a investigar como se produzem estratégias discursivas e de resistência em tais dizeres. O movimento ganhou notoriedade durante o período de pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no contexto do distanciamento social no Brasil. As projeções mapeadas (vídeo mappimngs), consideradas como uma nova prática de manifestação urbana, consistem, como o próprio nome sugere, em projetar imagens ou textos em parte de prédios ou edifícios. Metodologia: A análise dos dados segue a perspectiva dos estudos discursivos de Michel Foucault. A metodologia segue um viés descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. Resultado: O estudo das projeções mapeadas permitiu observar a existência de estratégias discursivas nas quais o sujeito que enuncia deixa entrever uma subjetividade sufocada em tempos de confinamento social. A resistência desses dizeres reside na possibilidade de trazer a arte literária como uma possibilidade de fruição e liberdade estética numa conjuntura de isolamento, a partir da ressignificação dos espaços urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseeldo da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Linguística no Programa de Pós-Graduação de Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Participou do Coletivo Violeta Formiga como educador promovendo discussões sobre educação, gênero e sexualidade. Atualmente, interessa-se pelos estudos na área de Linguística e Análise do Discurso Francesa, com fulcro nos Estudos Discursivos Foucaultianos. Desenvolve trabalhos sobre discurso, mídia, relações de poder e sexualidade.

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador local do POSENSINO na UFERSA (2019-2021). Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Análise do Discurso, mídia e discurso, construção de identidades, bem como a formação de professores numa perspectiva discursiva. É líder do Grupo de Pesquisa Discurso com Foucault (Dis.com.fou), vinculado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e pesquisador do Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN).

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Amores que não têm tempo: Michel Foucault e as reflexões acerca de uma estética da existência homossexual. Revista Aulas. Campinas: UNICAMP, v. 7, p. 41‐58, 2010.

ARAÚJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BASBAUM, S. R. Sinestesia e percepção digital. São Paulo: PUC, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BEIGUELMAN, Giselle. Estéticas do confinamento projetam desejos de mudança e a revolta. Select. 2020. Disponível em: <https://www.select.art.br/coronavida-02>. Acesso em: 11 maio 2020.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Inscrição e circulação: novas visibilidades e configurações do espaço público em São Paulo. Novos estud. – CEBRAP [online]. 2012, n.94, p. 31-67. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002012000300002>.

CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Azul, 2011.

COSTA, Luizan Pinheiro da. Grafite e Pixação: Institucionalização e Transgressão na cena contemporânea. In: lll Encontro de História da Arte, 2007, Campinas. Anais... Campinas: IFCH/UNICAMP, 2007. p. 01-07. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2007/COSTA,%20Luizan%20Pinheiro%20da.pdf >.

DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1966.

ELIAS, Nobert. SCOTSON, John L. Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FERNANDES, Eliane. Pichações: discursos de resistência conforme Foucault. Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 33, n. 2, p. 241-249, 2011.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: Michel Foucault, uma Trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. DREYFUS, Hubert L. & RABINOW, Paul (Orgs). Trad. Vera Portocarrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 230-249.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 7. ed. Trad. Maria Thereza Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Paz & Terra, 2018.

MARIANI, B.; MEDEIROS, V. Discurso urbano e enigmas no rio de janeiro: pichações, grafites, decalques. In: RUA [online]. 2014, Edição Especial. Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/rua/web/rua2/PDF/Revistas/1/revistaRua_1_8.pdf>.

MUANIS, Felipe. Projeção mapeada: o real e o virtual nas edificações das grandes cidades. Dossiê: cidades midiáticas Revista do programa de pós-graduação da escola de comunicação da UFRJ, volume 14 número 01, 2011.

PEREIRA, A. B. De rolê pela cidade: os pixadores da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2005.

PEREIRA, Edgar Roberto Luis. A cidade como suporte artístico: visões poéticas materializadas em obras de projeção mapeada urbana. 197 f. 2014. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia: Curitiba, 2014.

OLIVEIRA, P.; KENELSEN, M. Entre a luz e a forma – um breve manual sobre Projeção Mapeada. Creative Comons: PatosQuo, 2012.

ORDINE, Nuccio. A inutilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

RANCIÉRE, Jacques. Rancière: ‘A política tem sempre uma dimensão estética’. Cult. 2020. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/entrevista-jacques-ranciere>. Acesso em: 11 maio 2020.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na internet. Porto Alegre: Editora Sulina. 2009.

ROCHA, Paulo Roberto. Projeção mapeada: entre as experiências sensoriais e a arte. 117 f. 2016. Dissertação (Mestrado). Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais – Universidade Federal da Paraíba/Universidade Federal de Pernambuco: João Pessoa, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/11515/1/Arquivototal.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020.

VJ MOZART. Projeções luminosas se espalham pelo país como armas de luta e conscientização, Arte!Brasileiros, 2020. Disponível em: <https://artebrasileiros.com.br/arte/cidade/projetemos-isolamento-social-coronavirus/>. Acesso em: 16 jul. 2020.

ZEFERINO, Lívia. Isolamento forçado pela pandemia mostra como precisamos de arte, Plural, 2020. Disponível em: <https://www.plural.jor.br/noticias/cultura/isolamento-forcado-pela-pandemia-mostra-como-precisamos-de-arte/>. Acesso em: 10 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

DA SILVA JUNIOR, J.; VIEIRA DA SILVA, F. Enquanto espero a quarentena passar: discurso e resistência em projeções mapeadas. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.46551/ruc.v22n2a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/3072. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais - Dossiê Temático Covid