O corpo em pedaços: análise do discurso sobre mulher nos outdoors de Maringá

Autores

  • Patrícia Lessa dos Santos Doutoranda em História, na Área de Concentração em Teorias Feministas e Estudos de Gênero (UnB); Mestra em Filosofia da Educação (UNICAMP), professora Assistente da Universidade Estadual de Maringá, pelo Departamento de Fundamentos da Educação, na Área de Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Palavras-chave:

Teorias feministas, sexualidade, publicidade

Resumo

Se as mulheres sempre foram tomadas como objeto de desejo masculino, com a
publicidade tornam-se também objeto de consumo. Seu corpo, ou partes dele, vendem qualquer
produto. A coisificação das mulheres é a ferida exposta do patriarcado, da polaridade e da
hierarquia sexual e, portanto, da submissão feminina. Perguntamos: a publicidade é herdeira de
uma determinada construção da imagem da mulher disseminada pela ciência moderna? Não
podemos pensar a história como uma infinita continuidade: da religião para a ciência, da ciência
para a mídia, no entanto ambas, enquanto construções sociais, evocam uma certa imagem de
mulher, unitária, naturalizada, oposta ao masculino. Para empreendermos esta análise, buscamos
dialogar com as teorias feministas, destacamos: Haraway, Navarro-Swain, Lauretis, Hubbard e
Butler, bem como os estudos foucaultianos da sexualidade.

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

LESSA DOS SANTOS, P. . O corpo em pedaços: análise do discurso sobre mulher nos outdoors de Maringá. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 77–92, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2677. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais