Diferenças de gênero: a participação feminina no mercado brasileiro

Autores

  • Luciene Rodrigues Doutora em Ciências pela FFLCH/USP. Professora Titular do Departamento de Economia da UNIMONTES

Palavras-chave:

Gênero, Brasil, Mercado de trabalho

Resumo

No Brasil, as mulheres passaram de 32% da PEA em 1977 para 46% em 2001, uma
modificação intensa num curto período de tempo. O presente ensaio tem por objetivo reportar
algumas das transformações ocorridas no mercado de trabalho do país nas duas últimas décadas
(anos 1980 e 1990), focalizando a evolução da participação feminina e as possíveis variáveis
explicativas do aumento dessa participação. Os resultados indicam crescimento expressivo da
participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro, mas que elas participam menos que os
homens e que o nível de participação feminina está se estabilizando. A participação de mulheres
cônjuges foi a principal razão do crescimento na taxa de participação feminina. A variável com
forte poder explicativo da crescente participação feminina é o aumento no nível educacional.

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

RODRIGUES, L. . Diferenças de gênero: a participação feminina no mercado brasileiro. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 11–24, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2671. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais