Música e Cultura: a Comunicação na Performance Musical do Congado de Montes Claros - MG

Autores

  • Luis Ricardo Silva Queiroz Doutorando em Etnomusicologia pela UFBA e Mestre em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Professor adjunto do Departamento de Artes da Unimontes

Palavras-chave:

Música, cultura, comunicação

Resumo

Este artigo analisa as relações entre música e cultura, tendo como foco os processos de
comunicação na performance musical do Congado – Catopês, Marujos e Caboclinhos – de Montes
Claros-MG. Objetiva discutir de que forma a musica, no ritual congadeiro, tem atuado como
veículo de comunicação e como isso tem se estabelecido a partir do diálogo entre essa
manifestação cultural e a sociedade. Tomando como base uma pesquisa bibliográfica e dados
empíricos coletados junto aos grupos de Congado de Montes Claros, pode-se concluir que a música
atua como um meio de comunicações múltiplas, que mantém a sua função dentro do Congado,
configurando-se como um veículo condutor dos costumes e da tradição congadeira frente a
sociedade como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia; Brasília:
Ministério da Cultura; São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São
Paulo, 1989. (Coleção Reconquista do Brasil. v. 162).
ARROYO, Margarete. Representações sociais sobre práticas de ensino e aprendizagem
musical: um estudo etnográfico entre congadeiros, professores e estudantes de música.
Porto Alegre: 1999, 360 f. Tese (Doutorado em Música) — Programa de Pós-Graduação
em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
______. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista
da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Congos, congadas e reinados: rituais de negros católicos.
Revista cultura, Brasília, n. 23, p. 80-93, 1976.
______. Memória do sagrado: estudos de religião e ritual. São Paulo: Edições Paulista,
1985.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 6. ed. Belo Horizonte:
Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
DUNSBY, Jonathan. Performance. In: SADIE, Stanley. The new grove on-line. Oxford:
Oxford University Press. Disponível em <http://www.grovemusic>. Acessado em 20 de
jan. 2003.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan,
1989. Original inglês.
GOMES, Núbia Pereira de Magalhães; PEREIRA, Edimilson de Almeida. Negras raízes
mineiras: os Arturos. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2000.
HOOD, Mantle. The ethnomusicologist. Nova York: Mc Graw-Hill, 1971.
LANGNESS, Lewis. L. The study of culture. 2. ed. Novato, California: Chandler & Sharp
Publishers, 1987.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 15. ed. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editor, 2002.
LUCAS, Glaura. Chor’ingoma! os instrumentos sagrados no Congado dos Arturos e do
Jatobá. Música hoje: revista de pesquisa musical da UFMG. Belo Horizonte, n. 7. p. 10-38,
2000.
______. Os sons de Rosário: o Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Ed.
UFMG, 2002.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. Belo
Horizonte: Mazza, 1997.
MARTINS, Saul. Congado: família de sete irmãos. Belo Horizonte: SESC, 1988.
MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MERRIAM, Alan P. The anthropology of music. Evanston: Northwester University Press,
1964.
MESSNER, Gerald Florian. Ethnomusicology research, another “performance” in the
international year of indigenous peoples? The word of music. Berlin, n. 1. p. 81-95, 1993.
NETTL, Bruno. The study of ethnomusicology. New York: twenty-nine issues and
concepts. Urbana, Illinois: University of Illinois Press, 1983.
NETTL, Bruno et al. Excursion in world music. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1997.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 4. ed.
Campinas: Pontes, 2002.
QUEIROZ, Luis Ricardo S. A música no contexto congadeiro. ICTUS: Periódico do
Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA. Salvador, v. 4, p. 130-139, 2002.

Downloads

Publicado

2020-05-20

Como Citar

SILVA QUEIROZ , L. R. . Música e Cultura: a Comunicação na Performance Musical do Congado de Montes Claros - MG . Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 133–142, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2515. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais