Michel Foucault e a educação: o investimento político do corpo

Autores

  • Alex Fabiano Correia Jardim Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. Estágio na Universidade de Paris I – Sorbonne. Professor de História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Palavras-chave:

Sujeito, Educação, Subjetividade, Poder, Disciplina, Controle

Resumo

O trabalho tem como temática fazer uma analítica a respeito da educação como produtora de Sujeito na
modernidade, isto é, pensar a educação a partir das dimensões: saber e poder e os indivíduos que por ela são
subjetivados. O texto segue pelo fio condutor do pensamento de M. Foucault em especial a noção de sujeito
arraigada fortemente na história do pensamento ocidental moderno. Foucault apresenta o sujeito como investido
por relações de poder que o constituem e o produzem no interior dos espaços fechados – institucionais – e que
são o efeito dos jogos de verdade, dos saberes e dos poderes. O sujeito para Foucault é fabricado no interior de
espaços visíveis de disciplinamento e sujeição, tornando-os corpos dóceis e úteis. E um desses espaços são as
tecnologias disciplinares educacionais: o espaço escola.

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Referências

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Publicado

2020-05-08

Como Citar

CORREIA JARDIM, A. F. . Michel Foucault e a educação: o investimento político do corpo. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 103–118, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2322. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais