Cotas na universidade pública – direito ou privilégio?

Autores

  • Geisa Magela Veloso Mestre em Educação pela UFMG, doutoranda em Educação pela UFMG.

Palavras-chave:

reserva de vagas, ações afirmativas, preconceito racial

Resumo

A pesquisa discute concepções docentes acerca da reserva de vagas para afro-descendentes, no âmbito da
Unimontes. A discussão teve por interlocutores professores das Ciências Humanas que, por meio de questionários,
revelaram um mosaico de representações, divididas entre a oposição, aberta ou dissimulada, e a aquiescência; entre a
resistência à reserva de vagas e a defesa irrestrita do projeto. É possível afirmar que a resistência em relação às cotas está
articulada à crença de que o processo, em si, é promotor da discriminação racial. Contudo, há os que acreditam que as
cotas não provocam, apenas fazem vir à tona a discriminação que já existe na sociedade, sendo que a possível ocorrência de preconceitos e constrangimentos, no interior da universidade, não se apresenta como fenômeno produzido pela
reserva de vagas, mas está ligada às representações já constituídas pelos sujeitos em sua trajetória de vida.

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Referências

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Publicado

2020-05-08

Como Citar

MAGELA VELOSO, G. . Cotas na universidade pública – direito ou privilégio?. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 87–96, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2320. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático