Educação em Saúde:

Concepções e práticas de cirurgiões dentistas da estratégia de saúde da família

Autores

  • Elisabete Rabaldo Bottan Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Joana Paula Tremea Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Poliana Gomes Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Mário Uriarte Neto Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

Capacitação de Recursos Humanos; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Recursos Humanos.

Resumo

Objetivo: Analisar o conceito e as práticas de educação em saúde de cirurgiões-dentistas que
atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Metodologia: Pesquisa do tipo descritivo com abordagem
quali-quantitativa. A população-alvo constou de cirurgiões-dentistas inseridos na ESF de cidades de Santa
Catarina e do Rio Grande do Sul (Brasil). A coleta de dados foi efetuada através de entrevista estruturada.
As entrevistas foram gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. O roteiro da entrevista constou de
duas partes: a primeira para caracterização da amostra e a segunda para investigar a concepção e a prática de
educação em saúde. A análise dos dados ocorreu com base nos princípios da pesquisa qualitativa, mediante
organização de categorias conceptuais.Resultados: Para o conceito de educação em saúde, a categoria
EnfoquePromoção da Saúde foi a mais frequente, com 59% das evocações; a frequência da categoria
Enfoque Higienista foi de 41%. Com relação às práticas educativas desenvolvidas pelos cirurgiõesdentistas, as Práticas Tradicionais foram as mais citadas (93%) e a categoria Práticas Inovadoras obteve
7%. Conclusão: No que se refere à conceptualização de educação em saúde, houve o predomínio das
evocações relacionadas ao paradigma de Promoção da Saúde, no entanto, as práticas revelam-se como
ações tradicionais, focalizadas nas normas de higiene. É fundamental criar espaços para discussão com estes
profissionais com o objetivo de se buscar consistência conceitual aliada à efetivação de práticas educativas
que atendam às reais necessidades do modelo de atenção à saúde definido pelos pressupostos do Sistema
Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. BRACCIALLI, L.A.D.; VIEIRA, T.C. A
concepção dos profissionais de saúde sobre grupos
educativos. Rev APS, Juiz de Fora, v. 15, n. 4, p.
412-420, 2012.
2. PINAFO, E.; NUNES, E.F.P.A.;
GONZÁLEZ, A.D. A educação em saúde na
relação usuário-trabalhador no cotidiano de
equipes de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva,
Rio de Janeiro, v. 17, n.7, p. 1825-1832, 2012.
3. FIGUEIREDO, M.F.S.; RODRIGUES
NETO, J.F.; LEITE, M.T.S. Health education
in the context of family health from the
user’s perspective. Interface comun. saúde
educ., Botucatu, v.16, n.41, p.315-29, 2012.
4. MEDEIROS, U.; MAIA, K.; JORGE, R. O
desafio da prática educativa em odontologia. Rev. bras.
odontol., Rio de Janeiro, v. 67, n. 1, p. 49-55, 2010.
5. CARNEIRO, A.C.L.L. et al. Educação
para a promoção da saúde no contexto da
atenção primária. Rev. Panam. salud pública,
Washington, v. 31, n. 2, p.15-120, 2012.
6. CERVERA, D.P.P.; PARREIRA,
B.D.M.; GOULART, B.F. Educação em saúde:
percepção dos enfermeiros da atenção básica
em Uberaba (MG). Ciênc. saúde coletiva, Rio
de Janeiro, v. 16, supl. 1, p. 547-1554, 2011.
7. DIAZ-VALENCIA, P.A. Theoretical
conceptions on the theory on health education.
Systematic review. Invest. educ. enferm.,
Medellin, v. 30, n. 3, p. 378- 389, 2012.
8. ROECKER, S.; BUDO, M.L.D.;
MARCON, S.S. Trabalho educativo do enfermeiro
na Estratégia Saúde da Família: dificuldades
e perspectivas de mudanças. Rev. esc. enferm.
USP, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 641-649, 2012.
9. MIALHE, F.L.; SILVA, C.M.C. A educação
em saúde e suas representações entre alunos de
um curso de odontologia. Ciênc. saúde coletiva,
Rio de Janeiro, v.16, suppl.1, p. 1555-1561, 2011.
10. BARDIN, L. Análise de
conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
11. CAMPOS, L. et al. Conhecimentos,
concepções e práticas de promoção de saúde
dos cirurgiões dentistas do Sistema Único de
Saúde (SUS) em Itajaí (SC). Rev Ciências da
Saúde, Florianópolis, v.30, n.1, p.18-25, 2011.
12. CARVALHO, A.A.S.; RODRIGUES,
V.M.C.; CARVALHO, G.S. Práticas de educação
em saúde de estudantes de enfermagem e de
outros cursos de ensino superior. Av. enferm.,
Bogotá, v. XXXII, n.1, p. 92-101, 2014.
13. BESEN, C.B. et al. A Estratégia Saúde
da Família como objeto de educação em saúde.
Saúde soc., São Paulo, v.16, n.1, p. 57-68, 2007.
14. KUSMA, S.Z.; MOYSÉS, S.T.;
MOYSÉS, S.J. Promoção da saúde: perspectivas
avaliativas para a saúde bucal na atenção
primária em saúde. Cad. saúde pública,
Rio de Janeiro, v. 28, supl., p. s9-s19, 2012.
15. SILVA, K.L. et al. Promoção da saúde:
desafios revelados em práticas exitosas. Rev.
saúde pública, São Paulo, v.48, n.1, p.76-85, 2014.
16. BRASIL. Ministério da Saúde. Áreas
temáticas BVS/MS. Sistema Único de Saúde.
Informações estratégicas.Brasília: Ministério
da Saúde, 2009. Disponível em:<http://
bvsms.saude.gov.br/bvs/sus/universo_
atuacao.php>. Acesso em: 16 nov. 2014.
17. FALKENBERG, M.B. et al. Educação
em saúde e educação na saúde: conceitos e
implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde
coletiva, Rio de Janeiro, v.19, n.3, p.847-852, 2014.
18. FERREIRA, V.F. et al. Educação em
saúde e cidadania: revisão integrativa. Trab. Educ.
Saúde, Rio de Janeiro, v. 12 n. 2, p. 363-378, 2014.
19. ALVES, G.G.; AERTS, D. As
práticas educativas em saúde e a estratégia
saúde da família. Ciênc. saúde coletiva,
Rio de Janeiro, v.16, n.1, p.319-25, 2011.
20. COSTA, S.M.; RODRIGUES NETO,
J.F.; DURÃES, S.J.A. Educação em saúde:
análise e reflexão das práticas educativas
na Odontologia. Unimontes científica,
Montes Claros, v.7, n.1, p. 77-86, 2005.
21. FIGUEIRA, M.C.S.; LEITE, T.M.C.;
SILVA, E.M. Educação em saúde no trabalho de
enfermeiras em Santarém do Pará, Brasil. Rev. bras.
enferm., Brasília , v. 65, n. 3, p. 414-419, 2012.
22. JESUS, M.C.P. et al.O discurso do enfermeiro
sobre a prática educativa no programa saúde da
família em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
Rev APS, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, p. 54-61, 2008.
23. COLOMÉ, J.S.; OLIVEIRA, D.L.C.
Educação em saúde: por quem e para
quem? A visão de estudantes de graduação
em enfermagem. Texto Contexto Enferm.,
Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 177-184, 2012.
24. CÂMARA, A.M.C.S. et al. Percepção do
processo saúde-doença: significados e valores
da educação em saúde. Rev. bras. educ. méd.,
Rio de Janeiro, v. 36, supl. 1, p. 40-50, 2012.
25. GONÇALVES, V.B. et al.Variáveis
associadas ao desempenho de cirurgiões-
dentistas na estratégia de saúde da família. RFO,
Passo Fundo, v. 17, n. 2, p. 201-207, 2012.
26. OLIVEIRA, S.R.et al. Promoção da Saúde
concepção de equipe de saúde da família dos
municípios de Belo Horizonte e Contagem – MG.
Rev APS, Juiz de Fora, v.14, n. 4, p.283-288, 2011.
27. MOUTINHO, C.B. et al.Dificuldades,
desafios e superações sobre educação em saúde na
visão de enfermeiros de saúde da família. Trab. Educ.
Saúde, Rio de Janeiro, v. 12 n. 2, p. 253-272, 2014.
28. FAGUNDES, L.G.S. Abordagens
inovadoras em educação em saúde na perspectiva da
promoção da saúde: visão do profissional enfermeiro.
Rev APS, Juiz de Fora, v. 14, n. 3, p. 336-342, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-06

Como Citar

RABALDO BOTTAN, E. .; TREMEA, J. P. .; GOMES, P. .; URIARTE NETO, M. . Educação em Saúde:: Concepções e práticas de cirurgiões dentistas da estratégia de saúde da família. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 24–35, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/1767. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais