Equidade de Gênero: Uma análise do perfil de inserção da Mulher no mercado de trabalho do Setor Industrial de Montes Claros/MG

Autores

  • Revista Unimontes Científica
  • Éder de Souza Beirão Instituto Federal do Norte de Minas Gerias - IFNMG
  • Paulo Ricardo Santos Miranda Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Aline Suênia Leite Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jéssica Stephania Fernandes Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Leila Carolina Adriano Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Henrique Jefferson Vieira Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Denise de Oliveira Lima Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

A participação feminina no mercado de trabalho vem apresentando contínuo crescimento, o que faz com que estudos sobre a equidade de gênero ganhem relevância. Este estudo objetivou discutir a equidade de gênero a partir da análise do perfil de inserção da mulher no mercado de trabalho do setor industrial do município de Montes Claros/MG. Para atingir os objetivos do estudo foi desenvolvido um estudo documental. Foi utilizada a base de dados RAIS/CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego, disponibilizada na internet através do Programa de Disseminação e Estatísticas do Trabalho (PDET). Em síntese, os dados analisados revelam que, em comparação com os homens, as mulheres do setor industrial ocupam proporcionalmente menor número de vagas, são maioria nas faixas etárias mais altas, têm maior nível de escolaridade e possuem remunerações mais baixas. Conclui-se que, ainda que possa haver iniciativas das organizações e do governo na implantação de programas voltados à equidade de gênero, a questão ainda exige políticas e esforços visando seu enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Relatório Anual do Observatório Brasil da Igualdade do Gênero 2009/2010. 1ª impressão. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2010. 80p.

CERVO, Luiz Amado; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA; Roberto da. Metodologia Científica. 4ª ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uirá. Metodologia Científica: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Negociação coletiva e equidade de gênero no Brasil: cláusulas relativas aos trabalhos da mulher no Brasil – 1996-2000. São Paulo: DIEESE, ago. 2003. Disponível em: . Acesso em 29 de agosto de 2012.

DINIZ, Clélio Campolina. A nova geografia econômica do Brasil. In: FÓRUM NACIONAL BRASIL 500 ANOS: FUTURO, PRESENTE, PASSADO, 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p. 303-351.

GOMES, Fernanda Silva. Discursos contemporâneos sobre Montes Claros: (re) estruturação urbana e novas articulações urbano-regionais. Belo Horizonte, MG, 2007. 181f. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

HIRATA, Helena Sumito. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Revista Tecnologia e Sociedade – n. 11 – 2º semestre de 2010 – Semestral Curitiba: Editora UTFPR.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Disponível em:. Acesso em 09 de setembro de 2012.

LAKATOS, Maria Eva, MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed - São Paulo: Atlas, 2012.

Portal BRASIL. Desigualdade de Gênero. Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/secoes/mulher/atuacao-feminina/mercado-de-trabalho>. Acesso em 18 de novembro de 2012.

PERREAULT, Michel. A diferenciação sexual no trabalho: condições de trabalho diferentes ou uma questão de sexo?. In: O indivíduo na organização, v 2: dimensões esquecidas. Jean François Chanlat coordenador. 1 ed – São Paulo: Atlas, 2012.

Prefeitura Municipal de Montes Claros. Coletânea de informações sobre o município de Montes Claros, Minas Gerais, 2011. Disponível em: < http://www.montesclaros.mg.gov.br/desenvolvimento%20economico/div_tur/downloads/diagnostico.pdf>. Acesso em 11 de novembro de 2012.

Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), 2012. Disponível em:< http://www.rais.gov.br/> Acesso em 12 de outubro de 2012.

Vasconcelos, F. C. de, Vasconcelos, I. F. G. de. (orgs.). Paradoxos organizacionais: uma visão transformacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

VELHO, Bernardo Teixeira Machado. Equidade de gênero no mundo do trabalho: a história de uma organização. VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Rio de Janeiro, 2011.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

REVISTA UNIMONTES CIENTÍFICA; DE SOUZA BEIRÃO, Éder; RICARDO SANTOS MIRANDA, P.; SUÊNIA LEITE, A.; STEPHANIA FERNANDES BARBOSA, J. .; CAROLINA ADRIANO FERREIRA, L. .; JEFFERSON VIEIRA SILVA, H.; DE OLIVEIRA LIMA, D. Equidade de Gênero: Uma análise do perfil de inserção da Mulher no mercado de trabalho do Setor Industrial de Montes Claros/MG. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 96–111, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/1183. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>