OS DESAFIOS DE ENVELHECER NA AMAZÔNIA
ANÁLISE DO PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA ATENDIDA PELA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA ILHA DO MARAJÓ – GURUPÁ – PA
DOI:
https://doi.org/10.46551/rssp202516Palavras-chave:
Envelhecimento, Política Nacional de Assistência Social, pobrezaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o perfil da população idosa atendida no SCFV em Gurupá no ano de 2023, para conhecer as condições socioeconômicas e o grau de pobreza da mesma. A escolha desse objeto de estudo ocorreu em função de vários fatores, entre eles, o aumento exponencial da população idosa no Brasil, as desigualdades regionais que afetam de forma direta a vida dos adultos que no futuro se tornarão pessoas idosas e terão qualidade, ou não, de vida dependendo da região onde moram. O conhecimento da realidade das pessoas idosas que moram na ilha do marajó, no município de Gurupá, no coração da floresta, mostra-se de grande relevância, visto que essa ilha, que compõe grandes riquezas naturais, possui também um conjunto de contradições na medida em que se apresenta como um dos municípios mais pobres da região paraense. Para isso, buscou-se na literatura a compreensão de como o envelhecimento é visto na atual conjuntura, quais os arranjos familiares e contexto que essa população está inserida, fez-se necessário, também, conhecer a realidade amazônica e gurupaense no cenário de exploração capitalista, a referida pesquisa está vinculada à teoria social crítica, de Marx. Os dados foram coletados por meio de revisão literária e documental, o cadastro das pessoas idosas possibilitou uma melhor compreensão do perfil dessa faixa etária que compõe o serviço. Ao longo da pesquisa e análise dos cadastros, ficou evidente que a realidade das pessoas idosas é cercada de desafios e fragilidades vivenciadas diariamente.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Marlon A.T.; BELO, Patrícia Sales. Grandes projetos minerários e comunidades tradicionais na Amazônia: impactos e perspectivas. Revista de Políticas Públicas, v.13, n.2, p. 265-277, 2009.
BIROLI, Flávia. “Família: Novos Conceitos”. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014. 86 p. Coleção o que saber.
BRAGA, C. S. C.; FARIAS, C. L.; PIMENTA, M. F. Benefício de Prestação Continuada - Idoso: perfil e composição familiar dos assistidos pelo CRAS-Tapanã, em Belém-Pará. O Social em questão, Rio de Janeiro, n. 43, p. 193-216, 2019.
BRASIL Ministério da Saúde: Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS.Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa. Painel do SUS, v. 3, jun. 2010.
BRASIL. Estatuto do idoso: Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF:
CERQUEIRA, MBR, Rodrigues RN. Envelhecimento populacional: algumas questões. Unimontes Científica 2005; 7(2):73-82.
COSTA, Renata Holanda et al. A insegurança alimentar na população idosa: revisão de literatura. CONEXÃO UNIFAMETRO 2023 XIX SEMANA ACADÊMICA. BRASIL, 2023.
FAPESPA. FUNDAÇÃO AMAZÔNIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS. Barômetro da Sustentabilidade 2021 Município de Gurupá. Disponível em: https://www.fapespa.pa.gov.br/sistemas/anuario2021/ . Acesso em: 16 mar. 2024.
GUIMARÃES. Jacqueline Tatiane da Silva, et al. A questão habitacional do Marajó ocidental: as condições de moradia no município de Melgaço/PA. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 14, n. 3, p. 201-225, 2021.
IBGE. Censo Demográfico 2022: População por idade e sexo: Resultados do Universo. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-demografico-2022.html?edicao=38166&t=publicacoes / Acesso em 24 de novembro de 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA.IBGE. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ Acesso em 11 de outubro de 2023.
IBGE. Índice de Vulnerabilidade Social. 2015. Disponível em: http://ivs.ipea.gov.br/indexPhp/pt/ .Acesso em: 24 de novembro de 2023.
JACCOUD, L; MESQUITA, AC; PAIVA, A. O Benefício de Prestação Continuada na reforma da previdência: contribuições para o debate. Texto para discussão 2301. Brasília: IPEA, 2017.
LIMA, Helena Pinto et al. Oca, origens, cultura e ambiente: uma proposta de arqueologia colaborativa em Gurupá/PA. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 96–128, 2020.
MEDEIROS, Mônica de Melo; RIBEIRO, Rovaine; SANTANA, Joana Valente; SILVA, Wal kiria Maria Sousa da Silva. Habitação na Amazônia: dimensões do urbano e do rural no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Anais do 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2018.
ONU. Organização da Nações Unidas. Direitos Humanos e Cidadania; Genebra; 2010.
PAULA, José Antonio de. Amazônia: Fronteira e Acumulação do Capital. In: RIVERO, Sérgio, JAIME, Frederico (org). As Amazônias do Século XXI. Belém: Editora Universitária-UFPA, 2008.
PENA FILHO, Pio. Reflexões sobre o Brasil e os desafios Pan-Amazônicos. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 56, n. 2, Brasília, jul./ dez. 2013.
PNUD - Entenda o cálculo do IDH Municipal (IDH-M) e saiba quais os indicadores usados. Organização das Nações Unidas. 2003. Disponível em: http://www.pnud.org.br/atlas/PR/Calculo_IDH.doc. Acesso em: abr. 2024.
PUC-RS Data Social: laboratório de desigualdades, pobreza e mercado de trabalho disponível em: http://www.pucrs.br/datasocial . Acesso em 23 de novembro de 2023.
SBGG; Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, OMS divulga metas para 2019; desafio Impactam a vida de idosos. Disponível em:https://sbgg.org.br/oms-divulga-metas-para-2019-desafios-Impactam-a-vida-de-idosos/ Acesso em 11 de outubro de 2023.
SILVEIRA, Isabelle Gargalak Aziz da. ALVES, Carlos Henrique de Oliveira. ROSSI, João Pedro Fontana. FONTES, Julia Regis. TRENTIN, Lucca Aldigueri. TOLEDO, Diogo Oliveira. Estado nutricional de populações ribeirinhas da região da Ilha do Marajó: estudo observacional de coorte. BRASPEN Journal. Vol. 38/ n° 1, 2023.
SOUZA, Márcio. Histórias da Amazônia. – Manaus: ed.Valer, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Serviço Social em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.