ATENDIMENTOS REMOTOS, VIOLAÇÃO DE DIREITOS E A SOBRECARGA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202210

Palavras-chave:

Palavras-chave: Serviços Públicos Digitais. Violação de Direitos. Assistência Social.

Resumo

Com o advento da pandemia de Covid-19 e a decorrente necessidade de se ofertar modalidades de atendimento remoto no âmbito dos serviços e das políticas públicas, agudizou-se uma demanda que já vinha se difundindo no atendimento técnico realizado na Assistência Social, de mediação para cadastros, agendamentos, consultas de processos, requerimentos de benefícios e atendimentos virtuais, das mais diversas políticas e serviços públicos, por pessoas que não possuem celular/computador/internet e/ou que têm dificuldade em compreender e executar sozinhas tais procedimentos. Este artigo pretende esclarecer porque estas demandas, que em alguns casos já existiam antes da pandemia, não cabem à Assistência Social, bem como denunciar essa faceta da violação de direitos do cidadão, especialmente do “cidadão-pobre”, que tem seu acesso às demais políticas e serviços públicos dificultado na era digital. Para tanto, propõe um levantamento documental e bibliográfico, e uma reflexão fundamentada na perspectiva teórico-metodológica marxista de análise das relações sociais. A bibliografia escolhida e sua interlocução mais ou menos direta com a problemática trazida pelo artigo possibilitou elucidar contradições, a relação entre o particular e o universal, bem como contextualizar o cenário de espoliação mais amplo da classe trabalhadora que se desenha na contemporaneidade.

Palavras-chave: Serviços Públicos Digitais. Violação de Direitos. Assistência Social.

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Biografia do Autor

Luana Alexandre Duarte, IFSP Cubatão

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. E-mail: luana_unesp@yahoo.com.br.

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Publicado

2022-01-14

Como Citar

Alexandre Duarte, L. (2022). ATENDIMENTOS REMOTOS, VIOLAÇÃO DE DIREITOS E A SOBRECARGA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(01), 188–205. https://doi.org/10.46551/rssp.202210