O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO SERVIÇO SOCIAL

ALGUMAS REFLEXÕES ENTRE A SUA IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO

Autores

  • Mariangel Sánchez Alvarado Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Adriana da Silva Torres Universidade Federal de Alagoas
  • Carla Janaina dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

10.46551/rssp.202004

Palavras-chave:

Estágio de Docência. Serviço Social. Pós-graduação.

Resumo

O estágio de docência como parte dos programas de Pós-graduação é uma tarefa que exige uma aproximação sistemática de conhecimentos e uma reflexão que articula várias dimensões do processo formativo. Desta forma, a modalidade de estágio realizada a este nível tem como finalidade levar o/a pós-graduando/a a se inserir na realidade acadêmica por meio de uma constante aproximação às atividades diárias da docência. Assim, proporciona ao aluno maior experiência na área de ensino, da pesquisa e da formação, tornando-o mais capacitado para atuar como futuro docente após concluir sua formação acadêmica no stricto senso. Primeiramente abordaremos o contexto das pós-graduações, para assim trazer o estágio de docência nos programas de pós-graduação, depois serão expostos os aportes do Serviço Social e as regulamentações nacionais que respaldam a formação nessa área. Em seguida se analisará os aspectos pedagógicos do estágio enquanto formação profissional e se refletirá sobre pontos a considerar neste processo pedagógico, de modo a compreender os significados, os desafios e as proposições que norteiam esse espaço de aprendizado e, também, de formação crítica.

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Biografia do Autor

Maria Adriana da Silva Torres, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2000), Mestrado em Serviço Social (2003) e Doutorado em Sociologia (2009), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Pós-doutorado em Direitos Sociais pela Universidade de Salamanca - USAL/Espanha (2019). Fez Instância de Investigação no Departamento de História Antiga, Medieval e Contemporânea da Universidade de Salamanca - USAL, Espanha, no período de janeiro a março de 2019. É professora associada II com Dedicação Exclusiva (DE) à Faculdade de Serviço Social da UFAL.

Atualmente é professora da graduação e da pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), sendo coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social - PPGSS (cursos de Mestrado e Doutorado), preside o Colegiado e o Conselho do PPGSS, integra como membro nato o Conselho da Faculdade de Serviço Social - CONSUA, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito, Justiça e Sociedade - DJUSS/CNPq. 

Carla Janaina dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Durante a graduação participou como monitora das disciplinas: Formação social do Brasil e Questão Urbana; e Sociologia I e II. Atualmente mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas-UFAL.

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

Sánchez Alvarado, M., da Silva Torres, M. A., & dos Santos, C. J. (2020). O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO SERVIÇO SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES ENTRE A SUA IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(1), 67–90. https://doi.org/10.46551/rssp.202004