Ensino sobre Segurança do Paciente na disciplina de Administração em Enfermagem

Autores

  • Mônica Jordão de Souza Pinto Universidade Federal de São Paulo
  • Elena Bohomol Universidade Federal de São Paulo
  • Lucia Marta Giunta da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Magaly Cecília Franchini Reichert Universidade Federal de São Paulo
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha Universidade Federal de São Paulo
  • Rosana Rodrigues Figueira Fogliano Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Melhoria de qualidade, Segurança do paciente, Pesquisa em administração de enfermagem, Ensino, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: Relatar o planejamento e aplicação do ciclo PDCA por graduandos de enfermagem como estratégia para o ensino da segurança do paciente. Método: Estudo descritivo em que os dados foram oriundos de relatórios de graduandos que aplicaram o ciclo PDCA em unidades assistenciais. Resultados: Dos 68 estudantes, 53 (77,9%) disponibilizaram seus relatórios. Etapa P: 47 (88,7%) diagnosticaram situações para intervenção. Etapa D: 53 (100%) realizaram uma ação educacional. Etapa C: 37 (69,8%) utilizaram mais de uma técnica de avaliação. Etapa A: 17 (32,1%) evidenciaram a necessidade de realizar um novo ciclo PDCA. Conclusão: A experiência contribui para a construção de uma base de conhecimentos e habilidades para melhor preparar os estudantes para ajudar a desenvolver uma força de trabalho, atenta à educação sobre segurança do paciente e processos de melhoria.

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Biografia do Autor

Mônica Jordão de Souza Pinto, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeiras. Professoras Adjuntas do Departamento de Administração e
Saúde Coletiva, da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de
São Paulo

Elena Bohomol, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeiras. Técnicas Administrativas em Educação do Departamento de
Administração e Saúde Coletiva, da Escola Paulista de Enfermagem,
Universidade Federal de São Paulo.

Lucia Marta Giunta da Silva, Universidade Federal de São Paulo


Enfermeiras. Professoras Adjuntas do Departamento de Administração e
Saúde Coletiva, da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de
São Paulo.

Magaly Cecília Franchini Reichert, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeiras. Técnicas Administrativas em Educação do Departamento de
Administração e Saúde Coletiva, da Escola Paulista de Enfermagem,
Universidade Federal de São Paulo.

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeiras. Professoras Adjuntas do Departamento de Administração e
Saúde Coletiva, da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de
São Paulo.

Rosana Rodrigues Figueira Fogliano, Universidade Federal de São Paulo


Enfermeiras. Técnicas Administrativas em Educação do Departamento de
Administração e Saúde Coletiva, da Escola Paulista de Enfermagem,
Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2020-05-20

Edição

Seção

Artigos Originais