Manequim no Laboratório de Enfermagem: condições favoráveis à fidelidade de simulação

Autores

  • Ricardo Quintão Vieira Graduação em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo
  • Leila Maria Rissi Caverni Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Manequins, Simulação, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivou-se identificar quais condições/fatores podem influenciar a fidelidade de simulação no uso de manequins no Laboratório de Enfermagem. Pesquisa descritiva, baseada em revisão integrativa de artigos, teses e dissertações. Foram acessadas bases nacionais e internacionais. Os resultados foram divididos em duas categorias temáticas. A primeira, condições intrínsecas do manequim de fidelidade baixa, média e alta. Experiências brasileiras penderam para soluções artesanais de melhorias das habilidades psicomotoras, enquanto as internacionais apresentaram soluções comercialmente disponíveis, com ênfase no raciocínio clínico. Na segunda categoria temática, as condições extrínsecas do manequim, mais discutidas em âmbito internacional, resumiu-se em preparos de etapas de pré-simulação, simulação e pós-simulação. Destacou-se a montagem de cenários de cuidados do paciente e as interações entre familiares e profissionais. Conclui-se que o uso de manequins não foi direcionado apenas para questões psicomotoras e raciocínio clínico, mas contextualizado em ambiente no qual as relações humanas foram consideradas na simulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Friedlander MR, Araújo TL, Lemos RTG. Avaliação das habilidades psicomotoras em enfermagem: subsídios para a construção de um instrumento. Rev Paul Enferm. 1984; 4(2):72-7.
2. Friedlander MR. O laboratório de enfermagem como recurso instrucional. Rev Paul Enferm 1986;6(1):7-9.
3. Friedlander MR, Tanaka CS, Siqueira PSF. Estímulos que favorecem o treinamento em laboratório de enfermagem: revisão de literatura. Rev Esc Enferm USP. 1990;23(2):115-25.
4. Friedlander MR, Laganá MTC, Silveira C, Szobo MA. Estímulos que favorecem o treinamento em laboratório de enfermagem: opinião de alunos e professores. Rev. Esc. Enferm. USP. 1990;24(1):41-65.
5. Ohnishi M, Guariente MHM, Utyama IKA, Bazoni E. O uso do laboratório de enfermagem no ensino de técnicas fundamentais de enfermagem. Semina Cienc. Biol. saúde [Internet]. 1995 Jun[citado 9 abril 2013]; 16(2):276-82. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7046
6. Gastaldi AB, Carmo HM. Arriscando e aprendendo no laboratório de enfermagem: relato de experiência. Texto & Contexto Enferm. 1998;7(3):146-57.
7. Ribeiro RCN, Coutinho RMC, Costa ALS, Amarante ST. Laboratório de enfermagem em centro cirúrgico: opinião de alunos de graduação quanto à sua utilização. Acta Paul. Enferm. [Internet]. 1998 Jan-Abr [citado 9 abril 2013]; 11(1):7-13. Disponível em: http://www.unifesp.br/acta/sum.php?volume=11&numero=1&item=res1.htm
8. Coutinho RMC, Friedlander MR. Manuseio de material esterilizado: processo ensino-aprendizagem em laboratório de enfermagem e em centro cirúrgico. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2004 Out-Dez [citado 9 abril 2013]; 17(4):419-24. Disponível em: http://www.
unifesp.br/acta/sum.php?volume=17&numero=4&item=res8.htm
9. Gomes CO, Farias GM, Brito RS, Torres GV, Germano RM. Reflexão sobre o ensinar e o aprender no laboratório de enfermagem. Rev. RENE [Internet]. 2005 Jan-Fev [citado 9 abril 2013]; 6(1):112-8. Disponível em: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/813
10. Gomes CO, Germano RM. Processo de ensino/aprendizagem no laboratório de enfermagem. Ver. Gaúch. Enferm. [Internet]. 2007[citado 9 abril 2013];28(3):401-8. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4693
11. Abrão ACFV, Friedlander MR. Laboratório clínico no ensino de enfermagem. Acta Paul. Enferm. 1995 Maio-Dez;8(4):28-37.
12. Rothgeb MK. Creating a nursing simulation laboratory: a literature review. J Nurs
Educ.[Internet]. 2008 Nov[cited 2013 Apr. 9]; 47(11):489-94. Available from: http://www.healio.com/nursing/journals/JNE/%7B505BF356-0134-451B-8E38-0B200748F
8B6%7D/Creating-a-Nursing-Simulation-Laboratory-A-Literature-Review
13. Nardy MBC, Carbonari A. Infra-estrutura, recursos humanos e procedimentos para laboratórios de ensino da área de saúde. Ensaios e Ciência [Internet]. 2006[citado 9 abril 2013];1(1):19-31. Disponível em: http://sare.anhanguera.com/index.php/ rensc/article/view/328
14. Hayashida M, Mendes IAC. Laboratório de enfermagem: histórico organizacional e funcional em uma unidade universitária. Rev. Gaúch. Enferm. 1994;15(1-2):65-70.
15. Hayashida M, Mendes IAC, Nogueira MS, Trevizan MA. Laboratório de enfermagem como subsistema tecnológico organizacional: análise de sua utilização através de incidentes críticos. Rev. Gaúch. Enferm. [Internet]. 1998[citado 9 abril 2013]; 19(2):111-7. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4201
16. Biazin DT, Guerra AG, Oliveira MC, Santos GM. Uso do laboratório de enfermagem. Terra e Cultura [Internet]; 2002 Jul-Dez[citado 9 abril 2013];17(35):143-62. Disponível em: http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/terra_cultura/35/Terra%20e%20Cultura_35.pdf
17. Noca CRS, Tavares SRAGB, Friedlander MR. Características do treinamento de estudantes no laboratório de enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP. 1985;19(2):145-52.
18. Friedlander MR. Vantagens no ensino no laboratório de enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP. 1994;28(2):227-33.
19. Gaba DM. The future vision of simulation in healthcare. Qual saf health care [Internet]. 2004[cited 2013 Apr. 9];13(Sup 1):S2-10. Available from: http://qualitysafety.bmj.com/ content/13/suppl_1/i2.full
20. Rauen CA. Simulation as a teaching strategy for nursing education and orientation in cardiac surgery. Crit care nurse [Internet]. 2004 Jun[cited 2013 Apr. 9]; 24(3):46-51.
Available from: http://ccn.aacnjournals.org/content/24/3/46.full
21. Kakora-Shiner N. Using ward-based simulation in cardiopulmonary training. Nurs stand [Internet]. 2009[cited 2013 Apr. 9]; 23(38):42-7. Available from: http://nursingstandard .rcnpublishing.co.uk/archive/article-using-ward-based-simulation-in-cardiopulmonary- training
22. Nunn A. Almost the real thing. Nurs manage (Harrow) [Internet]. 2004 Nov [cited 2013 Apr. 9]; 11(7):14-8. Available from: http://business.highbeam.com/4400/article-1G1-124258553/almost-real-thing-angela-nunn-explains-uses-simulation
23. Hyland JR, Hawkins MC. High-fidelity human simulation in nursing education: a review of literature and guide for implementation. Teaching and Learn in Nurs [Internet]. 2009 Jan[cited 2013 Apr. 9]; 4(1):14–21. Available from: http://www.jtln.org/article/S1557-3087%2808%2900062-0/abstract
24. Gomes CO. Entre orquídeas e girassóis: o laboratório de enfermagem na visão de estudantes [Internet] [Dissertação]. Natal: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2004 [citado 9 Abril 2013]. Disponível em: http://bdtd.bczm.ufrm.br/tedesimplificado/tde_arquivos/5/TDE-2006-06-20T224145Z-58/Publico/CleideOG.pdf
25. Vieira RQ, Caverni LMR. Manequim de simulação humana no laboratório de enfermagem: uma revisão de literatura. Hist. Enferm. Rev. eletrônica [Internet]. 2011 Jan-Jul[citado 9 Abril 2013];3(1):105-20. Dispo-nível em: http://www.abennacional.org.br/centrode memoria/here/n3vol1artigo7.pdf
26. Fletcher JL. Anesthesia simulation: a tool for learning and research. J Am Assoc. Nurse Anesth [Internet]. 1995[cited 2013 Apr. 9]; 63(1):61-67. Available from: http://www.aana. .com/newsandjournal/Documents/aana_journal_course_0295_p061.pdf
27. Broussard L, Myers R, Lemoine J. Preparing pediatric nurses: the role of simulation-based learning. Issues Compr. Pediatr. Nurs [Internet]. 2009[cited 2013 Apr. 9]; 32(1):4–15. Available from: http://informahealthcare.com/toc/cpn/32/1
28. Prescott S, Garside J. An evaluation of simulated clinical practice for adult branch students. Nurs stand [Internet]. 2009 Feb[cited 2013 Apr. 9]; 23(22):35-40. Available from: http://nursingstandard.rcnpublishing.co.uk/archive/article-an-evaluation-of-simulated-clinical-practice-for-adult-branch-students
29. Harlow KC, Sportsman S. An economic analysis of Ment simulators for clinical training in nursing education. Nurs Econ. 2007;25(1):24-9.
30. Brown JF. Applications of simulation technology in psychiatric mental health nursing education. J psychiatr ment health nurs [Internet]. 2008 Oct[cited 2013 Apr. 9]; 15(8):638–44. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2008.001281.x/abstract
31. Lapkin S, Fernandez R, Levett-Jones T, Bellchambers H. The effectiveness of using human patient simulation manikins in the teaching of clinical reasoning skills to undergraduate nursing students: a systematic review. JBI Library of Systematic Reviews [Internet]. 2010[cited 2013 Apr. 9]; 8(16):661–94. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2010.5465.x/pdf
32. Nascimento EMF, Cançado MLB. O uso de um sistema artesanalmente construído para a punção e infusão intravenosa. Rev Bras Enferm 1991;46(1):18-21.
33. Nascimento EMF, Cançado MLB. O ensino da técnica de curativo e retirada de pontos em incisão cirúrgica através da estratégia de simulação. Rev Bras Enferm. 1993;46(1):35-41.
34. Macedo MCS, Figueiredo NMA, Kestenberg CC, Martins ERC. Banho no leito: um ritual de iniciação para o enfermeiro. Rev Bras Enferm 1998;51(2):291-304.
35. Silveira JC. O ensino da prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica [Internet] [Dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2007[citado 9 Abril 2013]. 136p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7132/tde-12062007-110751/pt-br.php
36. Metcalfe SE, Hall VP, Carpenter A. Promoting collaboration in nursing education: the
development of a regional simulation laboratory. J Prof. Nurs [Internet]. 2007 May–Jun[cited 2013 Apr. 9]; 23(3):180–3. Available from: http://www.professionalnursing.org/
article/S8755-7223%2807%2900034-8/abstract
37. Brooks N, Moriarty A, Welyczko N. Implementing simulated practice learning for nursing students. Nurs stand [Internet]. 2010 Jan[cited 2013 Apr. 9]; 24(20):41-5. Available from: http://nursingstandard.rcnpublishing.co.uk/archive/article-implementing-simulated-practice-learning-for-nursing-students
38. Medley CF, Horne C. Using simulation technology for undergraduate nursing education. J nurs educ. 2005;44(1):31-4.
39. Sherman DW, Matzo ML, Coyne P, Ferrel BR, Penn BK. Teaching symptom management in End-of-Life care. J nurses staff dev. 2004;20(3):103-15.
40. Tarnow KG. Humanizing the learning laboratory. J Nurs Educ. 2005;44(1):43-4.
41. Reeves K. Using simulated education for real learning. Medsurg nurs. 2008;17(4):219-20.
42. Smither SM. Using high-fidelity to educate nursing students about End-of-Life care. Nurs educ. perspect [Internet]. 2010 Mar-Apr[cited 2013 Apr. 9]; 30(2):115-20. Available from: http://www.nlnjournal.org/doi/abs/10.1043/1536-5026-030.002.0115
43. Faulkner A. Using simulators to aid the teaching of communication skills in cancer and palliative care. Patient educ. couns. 1994;23(2):125-9.
44. Holtschnelder ME. Better communication, better care, through high-fidelity simulation. Nurs manage [Internet]. 2007 May[cited 2013 Apr. 9]; 38(5):55-7. Available from: http://www.unboundmedicine.com/5minute/ub/citation/17486016/Better_communication_better_care_through_high_fidelity_simulation_
45. Zhang C, Thompson S, Miller C. A review of simulation-based interprofessional education. Clinical Simulation in Nursing [Internet]. 2011 Jul[cited 2013 Apr. 9]; 7(4):117-126. Available from: http://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399%2810%2900030- 7/abstract
46. Fursland E. Play to learn. Nurs stand [Internet]. 2004 Jan 21[cited 2013 Apr. 9]; 18(9):20-1. Available from: http://pubget.com/paper/14963943/Play_to_learn
47. Marken PA, Zimmerman C, Kennedy C, Schremmer R, Smith KV. Human simulators and standardized patients to teach difficult conversations to interprofessional health care teams. Am j pharma educ. [Internet]. 2010 [cited 2010 may 1]; 74(7). Available from: http://www.ajpe.org/doi/full/10.5688/aj7407120
48. Siassakos D, Fox R, Crofts JF, Hunt LP, Winter C, Draycott TJ. The management of a simulated emergency: better teamwork, better performance. Resuscitation [Internet]. 2011 Feb[cited 2010 May 1]; 82(2):203-6. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957210010671
49. Kameg K, Mitchell AM, Clochesy J, Howard VM ,Suresky J. Communication and human patient simulation in psychiatric nursing. Issues mental health nurs [Internet]. 2009[cited 2013 Apr. 9]; 30(8):503–8. Available from: http://informahealthcare.com/doi/full/10.1080
/01612840802601366
50. Rutledge CM, Barham P, Wiles L, Benjamin RS, Eaton P, Palmer K. Integrative simulation: a novel approach to educating culturally competent nurses. Contemp. nurse [Internet]. 2008[cited 2013 Apr. 9]; 28(1-2):119–28. Available from: http://www.contemporarynurse.
com/archives/vol/28/issue/1-2/article/2337/integrative-simulation
51. Brimble M. Skills assessment using video analysis in a simulated environment: an evaluation. Paediatr nurs [Internet]. 2008 Sept[cited 2013 Apr. 9]; 20(7):26-31. Available from: http://pubget.com/paper/18808054/Skills_assessment_using_video_analysis_in_a_ simulated_environment__an_evaluation
52. Baker C, Pulling C, McGraw R, Dagnone JD, Hopkins-Rosseel D, Medves J. Simulation in interprofessional education for patient-centred collaborative care. J adv nurs [Internet]. 2008 Nov[cited 2013 Apr. 9]; 64(4):372-9. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2008.04798.x/abstract
53. Santos MC, Leite MCL. A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em Enfermagem como feedback de ensino. Rev. Gaúch. Enferm. [Internet]. 2010 Sept. [citado 9 abril 2013];31(3). Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
S198314472010000300020&lng=en&nrm=iso
54. Cant RP, Cooper SJ. Simulation-based learning in nurse education: systematic review. J adv nurs [Internet]. 2010 Jan[cited 2013 Apr. 9]; 66(1):3–15. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2009.05240.x/abstract

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

Quintão Vieira, R. ., & Maria Rissi Caverni, L. (2020). Manequim no Laboratório de Enfermagem: condições favoráveis à fidelidade de simulação. Revista Renome, 3(2), 47–63. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2506

Edição

Seção

Artigos Originais