Saúde reprodutiva da mulher: fatores determinantes na escolha dos métodos contraceptivos

Autores

  • Ilária Amaral da Conceição Fernandes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Kênia Emanuelly Aguiar Fagundes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Gabriela de Pádua Rocha Corrêa
  • Cristiano Leonardo de Oliveira Dias

Palavras-chave:

Métodos contraceptivos, Saúde sexual e reprodutiva, Planejamento familiar

Resumo

A atenção em planejamento reprodutivo implica não só a oferta de métodos e técnicas para a concepção e a anticoncepção, mas também a oferta de informações e acompanhamento, num contexto de escolha livre e informada. Objetivos - Identificar a escolha das mulheres em relação ao método anticoncepcional na UBS do bairro Major Prates no município de Montes Claros antes e após a realização da reunião de planejamento familiar e verificar quais são os fatores que influenciaram na escolha do método após a participação na reunião. Metodologia – Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória de caráter quantitativo. A coleta de dados foi realizada com mulheres usuárias de uma ESF participantes das reuniões de planejamento familiar, entre os dias 15 e 25 de março de 2016, através de questionário estruturado. Resultados – As idades das mulheres participantes compreenderam de 18 a 44 anos, sendo citadas as idades de 09 a 27anos para o início da atividade sexual. Os anticoncepcionais hormonais foram os mais citados como o método em mente e como método de escolha pelas mulheres (60,46%). O principal fator que determinou a escolha pelo método foi “ser mais prático e fácil” (35% %), seguido de “mais seguro” (22,5%) e “não quer ter mais filho” (12,5%). Conclusão - É necessário que a atenção básica reforce ainda mais o serviço de planejamento familiar e assegure o direito de escolha informada e esclarecida às mulheres que dele fazem uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilária Amaral da Conceição Fernandes, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Residente do curso de Enfermagem em Saúde da Mulher pela
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Especialista em
Saúde Pública pela Faculdade Guanambi..

Kênia Emanuelly Aguiar Fagundes, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Residente do curso de Enfermagem em Saúde da Mulher pela
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Pós-Graduada em
Saúde da Família pelas Faculdades São Camilo

Gabriela de Pádua Rocha Corrêa

Médica na ESF Major Prates, Especialista em Saúde da Família pelo Núcleo
de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) e Faculdade de Medicina da
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Cristiano Leonardo de Oliveira Dias

Orientador, Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolo de atenção à saúde e resposta a ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo Zika vírus. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4a edição – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher : Princípios e Diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 1. ed., 2. reimpr. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.

Downloads

Publicado

14-05-2020

Como Citar

Amaral da Conceição Fernandes, I. ., Emanuelly Aguiar Fagundes, K. ., de Pádua Rocha Corrêa, G. ., & Leonardo de Oliveira Dias, C. . (2020). Saúde reprodutiva da mulher: fatores determinantes na escolha dos métodos contraceptivos. Revista Renome, 5(2), 88–107. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2429

Edição

Seção

Artigos Originais