ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DAS CAUSAS DE ABANDONO DO TRATAMENTO PARA TUBERCULOSE

Autores

  • Amanda Mendonça Leão Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Joice Chiarele Pereira Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Heloisa Silva Guerra Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Hanstter Hallison Alves Rezende Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Camila Borges Rufino Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Juliana Boaventura Avelar Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Fatores de Risco; Retratamento; Tuberculose, Saúde Pública.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as causas do abandono de tratamento em pacientes em retratamento para tuberculose no município de Aparecida de Goiânia, Goiás. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal realizada com 29 pacientes em acompanhamento no Centro de Atenção Integral a Saúde Nova Era em Aparecida de Goiânia, Goiás. Os participantes da pesquisa foram os pacientes que por algum motivo abandonaram e retornaram ao tratamento para Tuberculose no ano de 2015. As entrevistas demonstraram que o abandono permanece sendo um impasse no controle da doença. Os resultados demonstraram alta incidência de Tuberculose em pessoas de baixas renda e escolaridade, isto implica que a doença permaneça relacionada às más condições de vida e pouca informação. Assim como o comprometimento imunológico de certos grupos implica na recidiva da doença. Este estudo tem grande validade para a população, profissionais e gestores, pois permitiu o reconhecimento dos fatores relacionados ao abandono do tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da saúde. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica; 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Manual técnico para o controle da tuberculose. Departamento de Atenção Básica. Cadernos da Atenção Básica; 2002.

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Departamento de Vigilância Epidemiológica; 2011.

World Health Organization. Global tuberculosis report 2014 [Homepage na Internet]. Geneva: World Health Organization; 2014 [Acesso em 30 abr. 2015]. Disponível em: http://www.who.int/tb/%20publications/global_report/en/

PORTAL DA SAÚDE. Tuberculose. [Acesso em: 30 abr. 2015]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11045&Itemid=674

Piller RVB. Epidemiologia da Tuberculose. Pulmão. 2012; 1(21): 4-9.

Wendling APB, Modena CM, Schall VT. O abandono do tratamento da turberculose sob a perspectiva dos gerentes de diferentes centros de saúde de Belo Horizonte-MG, Brasil. Texto & contexto enferm. 2012; 1(21): 77-85.

Chirinos NEC, Meirelles BHS. Fatores associados ao abandono do tratamento da tuberculose: uma revisão integrativa. Texto & contexto enferm. 2011; 3(20): 599-406.

Alves, RS, Souza KMJ, Oliveira AAV, Palha PF, Nogueira JA, Sá LD. Abandono do tratamento da tuberculose e integralidade da atenção na Estratégia Saúde da Família. Texto & contexto enferm. 2012; 3(21): 650-657.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.º 466 de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentares da pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.

Souza ABF, Cruz ZV. Abandono do tratamento da tuberculose no município de Itapetinga – BA: um estudo da influência dos fatores ambientais. Centro Científico Conhecer. 2012; 14(8): 1472.

Portella LC. Fatores associados ao abandono de tratamento da tuberculose: uma revisão integrativa da literatura. Rev Univap. 2015; 38(21).

Brasil. Ministério da Saúde. Manual sobre o cuidado à saúde junto à população em situação de rua. Departamento de Atenção Básica; 2012.

Costa APM. População em situação de rua: contextualização e caracterização. RevVir Textos & Contexto. 2005.

Oliveira JF; Antunes MBC. Abandono anunciado ao tratamento da tuberculose em uma Unidade de Saúde da Família do Recife: a perspectiva do usuário. Rev. APS. 2012; 1(15): 4-13.

Andrade RLP, Villa TCS, Pillon NS. A influência do alcoolismo no prognóstico e tratamento da tuberculose. SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog. 2005; 1(1).

Downloads

Publicado

05-03-2020

Como Citar

Mendonça Leão, A. ., Chiarele Pereira, J., Silva Guerra, H. ., Hallison Alves Rezende, H., Borges Rufino, C. ., & Boaventura Avelar, J. . (2020). ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DAS CAUSAS DE ABANDONO DO TRATAMENTO PARA TUBERCULOSE. Revista Renome, 6(1), 75–84. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/1239

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)