Auditoria clínica como ferramenta da qualidade: relato de experiência

Autores

  • Cláudia de Alvarenga Diniz Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Silvânia Paiva dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Ítalo Lopes e Carvalho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Príscila Gomes Lessa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Auditoria clínica; Gestão da Qualidade; Administração de Serviços de Saúde.

Resumo

Ferramentas de gestão são aplicadas com objetivos diagnósticos, permitindo a instalação de uma cultura de qualidade em saúde. O objetivo deste estudo descritivo, do tipo relato de experiência, foi descrever a metodologia de implantação de auditoria clínica concorrente em um hospital de grande porte de Montes Claros/MG, entre maio de 2011 e maio de 2012. Apesar das dificuldades na composição e atuação dos auditores, houve melhora dos indicadores ao longo das intervenções, além de incremento da interação entre colaboradores e auditores. Finalmente, auditoria clínica se mostrou capaz de subsidiar estratégias, diretrizes e ações que aperfeiçoam os processos assistenciais.

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Publicado

04-03-2020

Como Citar

de Alvarenga Diniz Fonseca, C. ., Paiva dos Santos, S., Lopes e Carvalho, Ítalo ., & Gomes Lessa, P. (2020). Auditoria clínica como ferramenta da qualidade: relato de experiência. Revista Renome, 6(2), 85–96. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/1231

Edição

Seção

Relato de Experiência