APLICAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gilvanarde Figueiredo Santos Unimontes
  • Josaria Ferraz Amaral UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn2025071100123

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Física, Aplicação.

Resumo

A psicomotricidade, que integra os aspectos motor, cognitivo e emocional, é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. Este estudo, por meio de uma revisão de literatura, teve como objetivo compreender como os professores de Educação Física incorporam a psicomotricidade em suas práticas pedagógicas. A busca bibliográfica foi realizada no Portal de Periódicos CAPES/MEC e complementada pelo Google Scholar, abrangendo artigos publicados entre 2014 e 2024, em língua portuguesa. Inicialmente, foram identificados 107 estudos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 17 artigos foram selecionados para esta revisão. Os resultados indicam que os professores reconhecem a relevância da psicomotricidade e buscam integrá-la em suas práticas, embora enfrentem desafios relacionados à formação profissional e à correta aplicação dos conceitos psicomotores. Além disso, atividades lúdicas e jogos emergem como estratégias eficazes para promover o desenvolvimento psicomotor e favorecer uma aprendizagem mais dinâmica pelos alunos. Este trabalho também sugere a necessidade de pesquisas futuras voltadas para a implementação da psicomotricidade nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o intuito de expandir a aplicação pedagógica dessa abordagem em segmentos que ainda são pouco explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, N. F. S. ; RODRIGUES , A. B. Aimportância da Educação Fisíca escolar no desenvolvimento motor no ensino fundamental i-séries iniciais. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 14, n. 21, jul. 2023.

ASB – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. O que é psicomotricidade? 2019. Disponível em: https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/. Acesso em: 8 dez. 2023.

BERMUDEZ, R. B. Avaliação dos benefícios da psicomotricidade na educação infantil. 2013. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/4585/1/RAFAEL%20BERMUDEZ%20DE%20BERMUDEZ.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

BEZERRA, E. S.; CARVALHO, C. M. M. M. Psicomotricidade: desenvolvimento na aprendizagem na visão dos docentes do ensino fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2023, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Realize Editora, 2023. ISSN 2358-8829. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4944_TB4195_12102023103511.pdf. Acesso em: 9 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 9 dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.793, de 1 de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26 e do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.793.htm. Acesso em: 9 dez. 2023.

BRAZ, L. M. A.; SILVA, N. F.; PONTES JÚNIOR, J. A. de F. Análise do conhecimento dos professores de educação física da educação básica acerca do desenvolvimento psicomotor. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024010, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024010. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/30. Acesso em: 18 set. 2024.

BRITO, D. P.; MENEZES, M. Q. A.; ARANHA, R. S. L. A psicomotricidade como ferramenta de ensino-aprendizagem em escolares dos anos iniciais. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 136-137, maio 2023. ISSN 2596-013X. DOI: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3548.

Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3548. Acesso em: 22 ago. 2024.

FERNANDES, A. G. L. A psicomotricidade e suas contribuições para as aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 17f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44099/6/APsicomotricidadeContribuicoesAulas_Fernandes_2018.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

FERNANDES, G. A. Psicomotricidade e educação infantil: possibilidades pedagógicas da Educação Física na infância. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande, 2015.

FERREIRA, A. S.; FONFOCA, E.; LOPES, G. C. D. A contribuição da psicomotricidade para atender as singularidades humanas: pesquisa das aulas dos professores de educação física e suas práticas pedagógicas inclusivas. Revista Cognitionis Scientific Journal, v. 5, n. 1, p. 424-442, 1º sem. 2022. DOI: 10.38087/2595.8801.147. Disponível em: https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/193. Acesso em: 10 ago. 2024.

FONSECA, G. M. J.; SOARES, J. C. O. P. Educação Física e psicomotricidade: possibilidades na educação infantil a partir de uma prática concreta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2016. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/bitstream/handle/123456789/376/TCC%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20F%c3%adsica%20Final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 set. 2024.

GRILO, J. C.C. Desafios e estratégias: a psicomotricidade como aliada na educação inclusiva, FESA Revista científica, v. 3, n. 13, p. 57-66, jan. 2024. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/368. Acesso em: 10 dez. 2023.

GRIPP, M. A. Psicomotricidade, Educação Física: ciência e pedagogia fundamentando a prática pedagógica na educação infantil. In: CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, V, 2014, Lavras. Anais [...]. Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, Universidade Federal de Lavras, p. 25-27, set. 2014.

HAHN, A. O desenvolvimento da psicomotricidade por meio das aulas de educação física na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2020.

MACHADO, A. A.; TAVARES, E. L;SILVA, K. K. A; JUNIOR, N. M. S; OLIVEIRA, K. M. A psicomotricidade e sua importância na Educação Física Escolar. Revista EFDeportes, Buenos Aires, Año 18, nº 189, fev. 2014. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd189/a-psicomotricidade-na-educacao-fisica-escolar.htm Acesso em: 20 fev. 2024.

MELO, J. S.; ROQUE, S. de L.; RAIOL, R. de A.; SAMPAIO, A. M. L.; CRUZ, J. M. M. A psicomotricidade e a educação física adaptada no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 27179–27192, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n5-244. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9979. Acesso em: 22 ago. 2024.

MOI, R. S.; MATTOS, M. S. Um breve histórico, conceitos e fundamentos da psicomotricidade e sua relação com a educação. Anais [...] 2º ENCONTRO INTERNACIONAL HISTÓRIA & PARCERIAS, 2019. Disponível em: https://www.historiaeparcerias2019.rj.anpuh.org/resources/anais/11/hep2019/1569516955_ARQUIVO_84ce39886d1b511e9c1ba9efecb6d6c5.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

NASCIMENTO, P. H. M.; LOPES, J. C.; DANUCALOV. M. A. D.; SILVA, A. G. Protocolos recreativos paa análise do desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças de 11 A 13 anos. Revista Magsul de Educação Física na fronteira, n. 3, v. 2, 2017. ISSN: 2526-4788. Disponível em: file:///C:/Users/Gil/Downloads/PROTOCOLOSRECREATIVOSPARAANLISEDODESENVOLVIMENTOMOTORDASHABILIDADESMOTORASFUNDAMENTAISDECRIANASDE11A13ANOS.pdf Acesso em: 18 set. 2024.

OLIVEIRA, C. Psicomotricidade e Educação Infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 04, ed. 07, v. 06, p. 56-67, julho de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao-fisica/psicomotricidade-e-educacao. Acesso em: 20 fev. 2024.

OLIVEIRA, R. L.; PINHEIRO, N. F. R.; DIAS, R. P. A psicomotricidade nas aulas de educação física: uma ferramenta de auxílio na aprendizagem. Disponível em: file:///C:/Users/Gil/Downloads/12262-Texto%20do%20artigo-39398-1-10-20190502-1.pdf. Acesso em: 23 fev. de 2024.

PATEL, V. P. P.; KRENKEL, S.; LARANJEIRA, E. C. Psicomotricidade. Indaial: Uniasselvi, 2012. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=10739. Acesso em: 23 fev. 2024.

ROCHA, C. D.; REIS, N. A avaliação da psicomotricidade na educação física escolar do ensino fundamental. 2016. Monografia (Graduação de Educação Física) – Faculdade Calafiori, São sebastião do Paraíso, 2016. Disponível em http://calafiori.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/A-AVALIA%C3%87%C3%83O-DA-PSICOMOTRICIDADE-NA-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em: 12 ago. 2024.

SILVA, T. D; DANTAS, J. D. A. ; OLIVEIRA, M. I. N.; NASCIMENTO, M. I. N.; SARAIVA, E. M. L. B. Psicomotricidade na Formação Acadêmica de Professores de Educação Física. Id online Rev. Mult. Psic., v.14, n. 50, p. 411-420, maio 2020. ISSN: 1981-1179.

SILVA, M. A. R.; SOUZA, K. A Importância das aulas de educação física para o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 14, n. 21, jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.46551/rn2022131900069.

SOARES, F. S. O Espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré escola II da Escola Municipal Francisco Mendes. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/727/1/O%20espa%C3%A7o%20escolar%20e%20psicomotricidade%20os%20desafios%20do%20desenvolvimento%20de%20atividades%20psicomotoras%20de%20crian%C3%A7as%20na%20pr%C3%A9-escola%20ii%20da%20Escola%20Municipal%20Francisco%20Mendes.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

TODISCO, W. M. D.; OLIVEIRA, P. R. D. de. Psicomotricidade: desenvolvimento do ritmo motor nas aulas de educação física no ensino fundamental I. Revista de Pós-Graduação, Faculdade Cidade Verde, v. 4, n.1, 2018. Disponível em: https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/82/92. Acesso em: 15 set. 2024.

VENÂNCIO, P. E. M.; MIRANDA, D.; JUNIOR RIBEIRO, R. S.; JUNIOR TEIXEIRA, J.; TEIXEIRA, C. G. O.; RIBEIRO, H. L.; LIMA, W. A. Conhecimento de professores sobre a psicomotricidade. International Journal of Development Research, v. 11, n. 03, p. 45279-45283, march, 2021. https://doi.org/10.37118/ijdr.21304.03.2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Patricia-Venancio/publication/350135454_CONHECIMENTO_DE_PROFESSORES_SOBRE_PSICOMOTRICIDADE/links/624dc607b0cee02d6955bdb1/CONHECIMENTO-DE-PROFESSORES-SOBRE-PSICOMOTRICIDADE.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

FIGUEIREDO SANTOS, Gilvanarde; FERRAZ AMARAL, Josaria. APLICAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 2–13, 2025. DOI: 10.46551/rn2025071100123. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/9241. Acesso em: 25 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)