PEDAGOGIA LÚDICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46551/rn20251622500118Palavras-chave:
Pedagogia lúdica. Jogos e brincadeiras. Educação Física. Contribuições.Resumo
Na educação infantil e no ensino fundamental, observa-se uma substituição progressiva das experiências lúdicas por aulas predominantemente expositivas. No entanto, pesquisas indicam que a introdução de conteúdos acadêmicos por meio de brincadeiras, tanto livres quanto guiadas, favorece um aprendizado mais eficaz. Este estudo revisa a literatura sobre a aplicação da pedagogia lúdica nas aulas de Educação Física no ensino básico, identificando práticas pedagógicas, analisando seus benefícios para o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos alunos e discutindo os impactos dessa abordagem no processo de ensino-aprendizagem. A busca bibliográfica foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Scholar, utilizando descritores como pedagogia lúdica, ensino lúdico, jogos e brincadeiras e Educação Física escolar. Foram incluídos oito artigos publicados em português entre 2014 e 2024. Os achados evidenciam que a pedagogia lúdica contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo melhorias na coordenação motora, na cooperação, na criatividade e na autonomia. Além de tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, o lúdico desempenha um papel essencial no ensino-aprendizagem. Para maximizar esses benefícios, é fundamental que os professores sejam capacitados a utilizar o lúdico de forma intencional e estratégica, garantindo um ambiente inclusivo e propício à aprendizagem.
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