PEDAGOGIA LÚDICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Andreia Aparecida Castro Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Josaria FerrazZ Amaral UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500118

Palavras-chave:

Pedagogia lúdica. Jogos e brincadeiras. Educação Física. Contribuições.

Resumo

Na educação infantil e no ensino fundamental, observa-se uma substituição progressiva das experiências lúdicas por aulas predominantemente expositivas. No entanto, pesquisas indicam que a introdução de conteúdos acadêmicos por meio de brincadeiras, tanto livres quanto guiadas, favorece um aprendizado mais eficaz. Este estudo revisa a literatura sobre a aplicação da pedagogia lúdica nas aulas de Educação Física no ensino básico, identificando práticas pedagógicas, analisando seus benefícios para o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos alunos e discutindo os impactos dessa abordagem no processo de ensino-aprendizagem. A busca bibliográfica foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Scholar, utilizando descritores como pedagogia lúdica, ensino lúdico, jogos e brincadeiras e Educação Física escolar. Foram incluídos oito artigos publicados em português entre 2014 e 2024. Os achados evidenciam que a pedagogia lúdica contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo melhorias na coordenação motora, na cooperação, na criatividade e na autonomia. Além de tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, o lúdico desempenha um papel essencial no ensino-aprendizagem. Para maximizar esses benefícios, é fundamental que os professores sejam capacitados a utilizar o lúdico de forma intencional e estratégica, garantindo um ambiente inclusivo e propício à aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

Andreia Aparecida Castro Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Referências

BATISTA, C. F.; SOUSA, S. C.; NEGREIROS, R. L. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento de crianças de 6 e 7 anos.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BEZERRA, M. A. A.; SILVA, H. K. D.; BEZERRA, G. G. O.; SIMÕES NETO, J. C.; VANALI, R. C. A importância do lúdico nas aulas de educação física no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais. Humanum Sciences, v. 2, n. 1, p. 18-24, 2020.

CAMPOS, A. S. et al. O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, p. 27127-27144, maio 2020.

CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F.; OLIVEIRA SOUZA, V. A. de. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 598-606, 2019.

CARDOSO, M. D. de O.; BATISTA, L. A. Educação Infantil: o lúdico no processo de formação do indivíduo e suas especificidades. Revista Educação Pública, v. 21, 2023.

CUNHA, E. B. A contribuição do lúdico para a aprendizagem das crianças da educação infantil. João Pessoa, 2014.

FERNANDES, T. E. et al. A contribuição do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil. 2015.

FISHER, K.; HIRSH-PASEK, K.; GOLINKOFF, R. M.; SINGER, D.; BERK, L. E. Playing around in school: implications for learning and educational policy. In: PELLEGRINI, A. (Ed.). The Oxford handbook of play. New York: Oxford University Press, 2010. p. 341-363.

FROZZA, V.; FROZZA, L. V. S. S. O lúdico nas aulas de educação física. 2018.

GOMES, A. de F.; SOUZA, R. E. C. Educação e ludicidade: a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem dos alunos do ensino infantil. 2021.

LAURICELLA, S.; EDMUNDS, T. K. Ludic Pedagogy: a seriously fun way to teach and learn. Lanham: Rowman & Littlefield, 2023.

PASSOS, N. R. F. O lúdico na educação física: uma revisão da categorização jogos, brinquedos e brincadeiras com ênfase na cultura nordestina. 2021.

ROLIM, A. A. M. et al. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.

TAZINAZZO, K. O lúdico como estratégia de ensino nas aulas de educação física. 2012.

Downloads

Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

Versões

Como Citar

APARECIDA CASTRO RIBEIRO, Andreia; FERRAZZ AMARAL, Josaria. PEDAGOGIA LÚDICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 67–73, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500118. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8787. Acesso em: 10 ago. 2025.