PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: CONSTRUINDO UMA APRENDIZAGEM INTEGRAL

Autores

DOI:

10.46551/rn20251622500113

Resumo

A Psicomotricidade é um campo que investiga o ser humano por meio do movimento corporal e suas interações com o ambiente, considerando as capacidades do indivíduo de perceber e interagir com seu entorno, outras pessoas e seus próprios processos internos. Este estudo teve como objetivo analisar as práticas psicomotoras aplicadas nas aulas de Educação Física escolar e suas implicações na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, com foco na eficácia dessas abordagens e nos desafios para sua implementação. Realizou-se uma revisão narrativa de artigos publicados entre 2010 e 2024, utilizando descritores como "Psicomotricidade", "Educação Física", "Educação Infantil" e “Escola”. A triagem resultou na seleção de sete artigos que investigaram práticas psicomotoras e suas implicações na Educação Física escolar. Os resultados indicam que essas práticas são eficazes para o desenvolvimento infantil, promovendo melhorias nas habilidades motoras e cognitivas, além de benefícios nas relações afetivas. No entanto, a pesquisa também revela a subutilização da Psicomotricidade nas escolas, principalmente devido à falta de capacitação dos professores. Assim, é fundamental integrar a Psicomotricidade de forma planejada nas aulas de Educação Física, com ênfase na formação contínua dos educadores e na necessidade de políticas públicas que assegurem a implementação dessas práticas no currículo escolar.

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Biografia do Autor

Maíra Oliveira Nogueira , Universidade Estadual de Montes Claros

Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (2017) e licenciada pela Universidade Estadual de Montes Claros (2024).

JOSARIA FERRAZ AMARAL, Academia da Força Aérea

Professora da Academia da Força Aérea Brasileira - AFA (2024). Doutora em Saúde (Área de concentração: Saúde Brasileira) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Bacharel (2010) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência nas seguintes áreas de conhecimento: fisiologia do exercício, biomecânica, aprendizagem motora, natação, ginástica, bem como exercício físico para pessoas com deficiência e para pessoas com doenças crônicas.

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Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

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Como Citar

OLIVEIRA NOGUEIRA , Maíra; FERRAZ AMARAL, JOSARIA. PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: CONSTRUINDO UMA APRENDIZAGEM INTEGRAL. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 14–23, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500113. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8788. Acesso em: 2 ago. 2025.

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