PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: CONSTRUINDO UMA APRENDIZAGEM INTEGRAL
DOI:
10.46551/rn20251622500113Resumo
A Psicomotricidade é um campo que investiga o ser humano por meio do movimento corporal e suas interações com o ambiente, considerando as capacidades do indivíduo de perceber e interagir com seu entorno, outras pessoas e seus próprios processos internos. Este estudo teve como objetivo analisar as práticas psicomotoras aplicadas nas aulas de Educação Física escolar e suas implicações na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, com foco na eficácia dessas abordagens e nos desafios para sua implementação. Realizou-se uma revisão narrativa de artigos publicados entre 2010 e 2024, utilizando descritores como "Psicomotricidade", "Educação Física", "Educação Infantil" e “Escola”. A triagem resultou na seleção de sete artigos que investigaram práticas psicomotoras e suas implicações na Educação Física escolar. Os resultados indicam que essas práticas são eficazes para o desenvolvimento infantil, promovendo melhorias nas habilidades motoras e cognitivas, além de benefícios nas relações afetivas. No entanto, a pesquisa também revela a subutilização da Psicomotricidade nas escolas, principalmente devido à falta de capacitação dos professores. Assim, é fundamental integrar a Psicomotricidade de forma planejada nas aulas de Educação Física, com ênfase na formação contínua dos educadores e na necessidade de políticas públicas que assegurem a implementação dessas práticas no currículo escolar.
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