APRENDIZADOS E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS RESIDENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Anne Cristine Soares Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Ingrid Cristina Ribeiro Queiroz Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Samira Xavier Souza Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Samuel Borges de Azevedo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Laureni Ribeiro Benício Escola Estadual Dima Quadros
  • Fernanda de Souza Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Contribuições. Programa residência pedagógica. Formação. Educação Física.

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e se articula aos demais Programas oferecidos pelo orgão, compondo a Política Nacional de Formação de Professores, tendo como pressuposto básico o entendimento de que a formação de docentes nos cursos de Licenciatura deve garantir aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. Desta maneira, o PRP possui como objetivo o aperfeiçoamento da formação dos alunos e alunas dos cursos de licenciatura com projetos que incentivem o campo da prática e exerçam a correlação da teoria e prática docente (CAPES, 2018).  Ao falarmos das Licenciaturas, destaca-se aqui a Educação Física (EF), que possui o papel de “introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida” (BETTI; ZULIANI, 2002, p.75). Para o cumprimento desta nossa função, ao participar do processo de formação de crianças e jovens, consideramos o Residência Pedagógica uma grande oportunidade para ampliar nossos conhecimentos, experiências, buscando uma prática pedagógica competente. Sendo assim, no ano de 2022 nos inserimos no Residência Pedagógica na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, no subprojeto de EF, composto por três núcleos, contando, cada um deles, com 15 residentes, um preceptor e a docente orientadora. A partir de nossa imersão na escola campo podemos ressaltar que tivemos aprendizados e enfrentamos dificuldades. Focando nos referidos pontos é que propomos neste resumo o relato das experiências pelas quais passaram os acadêmicos de uma das três escolas atendidas pelo PRP. Consideramos relevante explicitarmos aquilo que aprendemos, como também os desafios que surgiram com a nossa inserção no Residência Pedagógica, para que não somente as instituições e bolsistas envolvidos reflitam sobre a proposta do PRP, e como podemos desenvolvê-la cada vez melhor. Mas também, para que provoquemos a sociedade, em geral, para que (re)conheçam Programas como estes e entendam, de uma maneira mais sensível, a complexidade envolvida no ato de educar, quando falamos em instituiçoes públicas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1363. Acesso em: 18 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 18 jul. 2023.

CAPES. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 18 de jul. 2023.

LOPES, M. R. S. et al. A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento. Journal of Physical Education, v. 27, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/z8f4rFWSb8r66krpX9wKvYn/?lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2023.

PIMENTEL, Edna Furukawa. A epistemologia e a formação docente: reflexões preliminares. In: RAMALHO, Betânia Leite; NUNES, Claudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma

Margarida de Castro (org.). Formação para a docência profissional: saber e práticas Pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. p. 15-3.

SCAPIN, G. J. ; FERREIRA, L. S. O abandono do trabalho pedagógico na Educação Física do novo ensino médio. Cadernos de Pesquisa, v. 52, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sSVTvqnMqZXWw37d6KM47sC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

CRISTINE SOARES SANTOS, A.; CRISTINA RIBEIRO QUEIROZ, I.; XAVIER SOUZA, S.; BORGES DE AZEVEDO, S.; RIBEIRO BENÍCIO, L.; DE SOUZA CARDOSO, F. APRENDIZADOS E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS RESIDENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 97–101, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7280. Acesso em: 27 abr. 2024.