RESUMO - QUE CABELO É ESSE? É O MEU. O CABELO COMO SÍMBOLO DA IDENTIDADE NEGRA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIMONTES

Autores

  • Natália Mendes de Jesus Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Fernanda de Souza Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Cabelo, Símbolo, Identidade Negra.

Resumo

Observando um movimento que tem se tornado cada vez mais comum e intenso, um movimento de apresentação e aceitação do cabelo tal como ele é: afro, black, crespo, sentimos a necessidade de entender esta tendência no contexto universitário. Portanto, o presente estudo investigou o significado do cabelo e os sentidos a ele atribuídos por mulheres e homens negros estudantes do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Unimontes e a relação do cabelo com a identidade negra. Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise qualitativa dos dados. A amostra foi constituída por cinco acadêmicos(as) do curso de Educação Física Licenciatura (Diurno e Noturno) e cinco acadêmicos(as) do Bacharelado (Diurno), no total de nove mulheres e um homem da Universidade Estadual de Montes Claros. Os acadêmicos(as) seguiram os seguintes critérios de inclusão: estarem regularmente matriculados; se considerarem negros e negras e tinham que ter vivenciado o processo de mudança, quanto ao uso do cabelo, no decorrer do curso. Para a pesquisa de campo o instrumento usado foi uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, segundo a técnica de categorias. O cabelo para os participantes da pesquisa é sinônimo de resistência, luta e postula uma representatividade. O cabelo está além de uma ferramenta de beleza, o mesmo tem relação com a ancestralidade, com as raízes de um povo. Usar o cabelo tal como ele é, tem relação com a identidade negra para maioria dos(as) acadêmicos(as); o reconhecimento de ser negro só se deu após a aceitação do cabelo crespo. Para muitos entrevistados a aceitação do cabelo crespo surgiu devido aos danos causados por produtos químicos, chapinha e secador e também o não reconhecimento de si, dificultado ainda mais, pelas pressões sociais e preconceitos vividos. O cabelo vem como forte ícone identitário, marca a negritude.

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Biografia do Autor

Natália Mendes de Jesus, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Fernanda de Souza Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

MENDES DE JESUS, N. .; DE SOUZA CARDOSO, F. . RESUMO - QUE CABELO É ESSE? É O MEU. O CABELO COMO SÍMBOLO DA IDENTIDADE NEGRA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIMONTES. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 56, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/570. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos socioculturais do esporte e da Educação Física