SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL (SEP) EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS ESTADUAIS

Autores

  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Cristiane Pereira Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria de Fatima Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Adriana dos Santos Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Laura Beatriz Costa Veloso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jean Claude Lafetá Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Síndrome do Esgotamento Profissional, Professores de Educação Física, Planejamento Pedagógico.

Resumo

RESUMO
A síndrome do esgotamento profissional é uma doença do estresse que acomete principalmente profissionais que trabalham em profissões que possuem uma maior responsabilidade pelo outro. O presente estudo procurou avaliar a Síndrome do Esgotamento Profissional em Professores de Educação Física da cidade de Montes Claros-MG que possuem e não possuem planejamento pedagógico no exercício da profissão docente. A amostra foi composta por 18 professores, 9 homens e 9 mulheres. O instrumento utilizado foi o questionário Maslach Burnout Inventory – MBI. Foi realizada análise descritiva com utilização de média e desvio padrão, na comparação o teste t para amostras independentes e ANOVA oneway. Na análise descritiva, os professores investigados se encontravam na fase inicial da síndrome. Na comparação não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis independentes: sexo, número de cargos, tempo de experiência, situação funcional e qualificação. Embora não tenha sido encontrada diferença significativa, novos estudos devem ser realizados já que as médias apresentadas sugerem que estas variáveis podem influenciar na SEP em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM.

Cristiane Pereira Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do  Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.

Maria de Fatima Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM.

Adriana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.

Laura Beatriz Costa Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Bolsista CNPQ.

Jean Claude Lafetá, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

VALÉRIA DE OLIVEIRA SOUSA, . B.; PEREIRA FERREIRA, C.; DE FATIMA MATOS MAIA, M. .; DOS SANTOS SILVA, A. .; BEATRIZ COSTA VELOSO, L.; CLAUDE LAFETÁ, J. SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL (SEP) EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS ESTADUAIS. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 28–35, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/722. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)