HÁBITOS DE LAZER E BEM-ESTAR SUBJETIVO DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INSERIDOS EM DIFERENTES GRUPOS TIPOLÓGICOS DE GÊNERO

Autores

  • Filipe Marques Andrade Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria de Fátima Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

bem-estar subjetivo, ensino médio, hábitos de lazer, perfil tipológico de gênero.

Resumo

Introdução: os estudiosos do desenvolvimento humano procuram não só conhecer e medir as modificações humanas ao longo da vida, mas também utilizar seu conhecimento para ajudar todas as pessoas a desenvolverem seu pleno potencial. Nessa luta, diversas formas de fatores que possam ser intervenientes são abordadas, incluindo os hábitos de lazer e o bem-estar subjetivo. Objetivo: verificar os hábitos de lazer e o bem-estar subjetivo de estudantes do ensino médio inseridos nos diferentes perfis tipológicos de gênero. Metodologia: participaram da amostra 352 estudantes do ensino médio das maiores escolas estaduais por matrícula, no nível de ensino desejado. A metade dos estudantes era do sexo masculino e a outra era do sexo feminino, com idades de 14 a 19 anos (M=15,93; Dp=9,64). Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo descritivo comparativo, quantitativo e de corte transversal. Os estudantes foram classificados de acordo com seus perfis psicológicos de gênero (Heteroesquemáticos Femininos e Isoesquemáticos e Heteroesquemáticos Masculinos). Os instrumentos utilizados foram: um questionário elaborado para investigação de variáveis, o Inventário Masculino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito, o Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito e os Hábitos de Lazer. A pesquisa foi aprovada com o Parecer 798.135 de 19/09/2014. Para análise descritiva da amostra, foram utilizadas as médias, os desvios-padrões e as frequências. Para as análises inferenciais, foram utilizados o teste t de Student e ANOVA. Foi estabelecido um nível de significância de p<0.05. Os dados coletados foram tratados estatisticamente pelo SPSS 20.0 e pelo programa Excel. Resultados: os homens apresentaram um perfil tipológico de gênero em Heteroesquemáticos masculino (n=74), Isoesquemático (n=70) e Heteroesquemático feminino (n=32) e as mulheres em Heteroesquemático feminino (n=76), Isoesquemáticos (n=55) e Heteroesquemáticas masculino (n=45). Não foi observada relação entre as variáveis Hábitos de Lazer e o Perfil Psicológico de Gênero. Os homens apresentaram mais lazer instrutivo (p= ,000) e as mulheres mais o lazer hedônico (p= ,002). Quando estudados por série houve mais lazer instrutivo (p= ,004) para a 2ª série do ensino médio. Acerca do bem-estar subjetivo, quando pesquisado por sexo, os afetos negativos (p= ,012) se relacionaram com o sexo masculino e as experiências positivas (p= ,019) e o bem-estar subjetivo geral (p= ,019) se relacionaram com as mulheres. Conclusão: os homens apresentaram nos perfis tipológicos de gênero um esquema com um número superior em heteroesquemático masculino e isoesquemático e as mulheres no heteresquemático feminino e isoesquemático. Ao se comparar hábitos de lazer e o perfil tipológico de gênero verifica-se que não há relação. Os homens apresentaram um tipo de lazer lúdico e as mulheres um tipo de lazer hedônico. O lazer instrutivo é maior na 2ª série do ensino médio. Com relação aos fatores que compõem o bem-estar subjetivo da amostra, percebeu-se que os homens possuem mais afetos negativos e as mulheres possuem mais experiências positivas. As mulheres demostraram uma maior média de bem-estar subjetivo que os homens do ensino médio. As variáveis independentes consideradas no estudo não apresentaram relação com ao bem-estar subjetivo e os seus fatores. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar novos estudos acerca dos hábitos de lazer e bem-estar subjetivo de jovens estudantes.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Orientador.

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Publicado

2020-01-28

Como Citar

MARQUES ANDRADE, F. .; DE FÁTIMA MATOS MAIA, M. . HÁBITOS DE LAZER E BEM-ESTAR SUBJETIVO DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INSERIDOS EM DIFERENTES GRUPOS TIPOLÓGICOS DE GÊNERO. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 47–48, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/660. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Monografias Unimontes

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