ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Ferreira Scotti Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Ingrid France Nunes dos Santos Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Priscilla Duarte Corrêa Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Árlen Almeida Duarte de Sousa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Wellington Danilo Soares Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.35258/rn2017070900004

Palavras-chave:

Amplitude; Movimento; Postura.

Resumo

Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar as possíveis alterações posturais em estudantes da rede pública de ensino da cidade de Montes Claros – MG. Método: Trata de uma pesquisa de caráter descritivo, quantitativo e transversal. A amostra foi composta por escolares com idade entre12 a 14 anos, ambos os sexos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino. Participarão da pesquisa 2 turmas, sendo 35 alunos do 6 º ano e 35 alunos do 7º anos do ensino fundamental, totalizado 70 alunos. Resultados: A alteração mais frequente avaliando membros superiores foi a clavícula 28,6% aumentada à direita. E de membros inferiores à alteração mais frequente foi na altura das mãos que foi de 71,4% que ressaltou como esquerdo mais alto. Pode ter como causa escoliose ou hiperlordose. Conclusão: Apesar de ser difícil prever qual alteração postural irá progredir, a avaliação do estudante durante o período de crescimento, demonstrou ser essencial para o diagnóstico precoce e prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ferreira Scotti, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Acadêmica de Fisioterapia das Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte.

Ingrid France Nunes dos Santos, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Acadêmica de Fisioterapia das Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte.

Priscilla Duarte Corrêa Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestrado em Enfermagem Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (em andamento).

Árlen Almeida Duarte de Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros – MG – Unimontes e Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte.

Wellington Danilo Soares, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros – MG – Unimontes e Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

FERREIRA SCOTTI, A. .; FRANCE NUNES DOS SANTOS, I. .; DUARTE CORRÊA SOARES, . P. .; ALMEIDA DUARTE DE SOUSA, Árlen .; DANILO SOARES, W. . ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 54–63, 2020. DOI: 10.35258/rn2017070900004. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/617. Acesso em: 1 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2