BENEFICIOS DO PILATES PARA PORTADORES DE FIBROMIALGIA

Autores

  • Roneia Maria Silva Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Juliana Alves Miranda Andrade Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Fibromialgia., Pilates. Sintomas. Benefícios., Fibromyalgia., Pilates. Symptoms. Benefits.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os benefícios do Método Pilates sobre os sintomas da fibromilagia através de uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados pessoas portadoras já diagnosticadas. A  fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor pelo corpo todo, principalmente na musculatura, e consequentemente o aparecimento constante de cansaço e fadiga. Esses desconfortos podem surgir sem motivo aparente, ou em uma reação a algum acontecimento.  Dentre muitos tratamentos, o Método Pilates tem sido uma prática muito utilizada pelos portadores de fibromialgia, pois por ser um método que se concentra no fortalecimento suave e baixo impacto colabora para o fortalecimento da musculatura e redução da tensão muscular, aliviando assim a dor generalizada, que é uma das principais queixas dos portadores. Pela análise dos resultados da pesquisa, conclui-se que, o Método Pilates apresenta resultados satisfatórios que amenizam os sintomas de pessoas com fibromialgia como o alívio das dores em geral, qualidade do sono, mais disposição, melhoria do condicionamento físico e melhora do humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Nelbe Maria Ferreira de et al. EFEITO DO MÉTODO PILATES COMO TRATMENTO ADJUVANTE EM PACIENTES PORTADORES DE FIBROMIALGIA. 2009.

ASSUMPÇÃO, A. Prevalência de fibromialgia e avaliação de sintomas associados, capacidade funcional e qualidade de vida, na população do município de Embu, São Paulo. Dissertação - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

DE SALES SILVA, Anabel; DAROS, Ana Carolina. PILATES E PSICOLOGIA CORPORAL UMA RECEITA PARA O CORPO E PARA A MENTE.

FISHER, Allan Shindo. Efeito do Método Pilates na percepção de dor lombar de mulheres adultas. 2012.

LATEY, P. The pilates method: history and philosophy. Journal of Bodywork and Movement Therapies, v. 5, n. 4, p. 275 – 282, 2001.

MARTINEZ, J. E. et al. Variação da intensidade da dor e da qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. Rev. Bras. Reumatol., v. 48, n.6, p. 325 - 328, nov./dez. 2008.

Martinez, J. E. (2006). Fibromialgia: O desafio do diagnóstico correto: Editorial. Revista Brasileira de Reumatologia, 46 (1). Recuperado em 3 agosto 2010, da http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S0482-50042006000100002&script=sci_arttext.

MENDONÇA, Sintonize Cunha Barreto de et al. Construção e validação do Instrumento Avaliação do Autocuidado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Revista Latino Americana de Enfermagem, v. 25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1518- 8345.1533.2890.

Publicado

2022-06-29

Como Citar

MARIA SILVA SANTOS, R.; ALVES MIRANDA ANDRADE, J. . BENEFICIOS DO PILATES PARA PORTADORES DE FIBROMIALGIA. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 47–57, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5424. Acesso em: 29 mar. 2024.