A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • José Janailson Guedes da Rocha Unimontes
  • Juliana Alves Miranda Andrade Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Física. Deficiência Física.

Resumo

O estudo envolveu a inclusão de alunos com deficiência física nas aulas de educação física. O objetivo é demonstrar aspectos relevantes da inclusão de qualidade nas aulas de educação física para alunos com deficiência física. A Educação Física ajuda e motiva os alunos com necessidades especiais. Por meio do curso, os alunos melhoram sua autoestima, autoconhecimento, autocontrole, suas habilidades psicomotoras e sociais, e estimulam outros alunos a compreender, aceitar as diferenças e apoiar esse desenvolvimento. Nos objetivos específicos, buscamos compreender a inclusão da pessoa com deficiência na educação física escolar; enfatizar a importância desta para o desenvolvimento das habilidades físicas de crianças com deficiência física e destacar a importância da estrutura física do ambiente escolar. O método utilizado foi baseado em revisão de literatura por alguns autores, que foi útil para o desenvolvimento. A conclusão desta pesquisa é que escolas e professores devem estar preparados para acolher e atender adequadamente os alunos com deficiência física, mudando a forma como os alunos comunicam entre si para que todos compartilhem os mesmos conteúdos e experiências.

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Referências

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Publicado

2022-07-29 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

JANAILSON GUEDES DA ROCHA , J. .; ALVES MIRANDA ANDRADE, J. . A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 2–13, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5203. Acesso em: 29 mar. 2024.