A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR PSICOMOTRICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Antônio Marcos Sena Barboza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
  • Adriana Bispo Rodrigues

Resumo

A psicomotricidade é um tema que vem sendo pesquisado por inúmeros estudiosos, trabalha a possibilidade de a criança conhecer seu próprio corpo, experimentar sensações novas e se desenvolver de forma equilibrada. Quando trabalhada nos anos iniciais serve de base para o desenvolvimento da criança tanto na parte física, quanto na cognitiva. O objetivo é compreender a importância de se trabalhar psicomotricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, especificamente, incrementar os conhecimentos sobre a Psicomotricidade e seus elementos básicos. Os procedimentos metodológicos foram baseados na revisão de literatura científica de livros e artigos, publicados entre 2010 e o ano de 2020, a fim de verificar o que há de mais recente e relevante a respeito dessa temática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico para responder a questão norteadora: “quais as contribuições da psicomotricidade nos anos inicias?”. Compreendendo que o trabalho da psicomotricidade aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial, pois proporciona inúmeros benefícios ao aluno tanto na parte física, cognitiva e social fornecendo, ainda, a oportunidade da criança se conhecer e experimentar sensações novas, além de garantir uma base para o desenvolvimento de habilidades artísticas e esportivas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

SENA BARBOZA, A. M.; BISPO RODRIGUES, A. A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR PSICOMOTRICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 213–223, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5331. Acesso em: 25 abr. 2024.