A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ACEITAÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Priscila Ferreira das Neves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Adriana Bispo Rodrigues

Resumo

O TDAH vem causando muita preocupação, frustração e até mesmo angustia para os pais. No primeiro momento ao descobrir que o filho tem um comportamento diferente dos demais e as queixas começam a aparecer, da escola, da família, do grupo social, a experiência é terrível. Relacionar os estudos na área do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e a contribuição da educação física escolar no auxílio de crianças e adolescentes para um convívio mais adequado com esse distúrbio neurobiológico. O presente estudo é uma revisão de literatura sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no âmbito escolar, sendo realizada a pesquisa por artigos científicos no banco de dados do Scielo, Periódicos Capes, Pubmed e Google Acadêmico. Encontramos que o discurso dos profissionais da área de saúde e da área educacional mantém a ideia generalista de que a prática da atividade física tende a beneficiar o grupo com TDAH. A atividade física é indicada para pessoas com TDAH porque eles precisam canalizar sua energia. Como eles precisam se ocupar o tempo todo, esportes agrada muitas crianças e adolescentes, apesar disso levar aos tombos e machucados com frequência.

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Publicado

2022-07-29 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

DAS NEVES, Priscila Ferreira; BISPO RODRIGUES, Adriana. A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ACEITAÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ÂMBITO ESCOLAR. RENEF, [s. l.], v. 5, n. 6, p. 143–150, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5330. Acesso em: 6 out. 2024.