Compreensão do trabalho remoto na área da saúde pelo docente do curso de educação física licenciatura

Autores

  • Ney Silva Santana UNIMONTES
  • Nívea Maria de Oliveira Jaques
  • Renato Sobral Monteiro Júnior
  • Vinícius Dias Rodrigues

Resumo

A experiência docente ocorreu com 4 professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os professores participaram de uma discussão sobreQuestionários de avaliação da saúde mental na escola e de triagem pré-exercício em função da COVID-19”, no dia 25 de junho de 2020 às 17h, utilizando a rede social Instagram. O evento, oficializado no Departamento de Educação Física da Unimontes, foi intitulado “Aulive”, uma vez que a discussão ocorreu por meio de uma “live” rede social supracitada, já que as aulas presenciais estão suspensas em função da pandemia de COVID-19. Cada professor teve 25 minutos para exposição de suas colocações,sendo um desses o mediador dos temas. A partir da experiência norteadora dos professores: “aulas temáticas por meio de “Lives” no Instagram, os discursos dos docentes desvelaram as seguintes categorias:1º) preparação para a live; 2º) experiência docente na live; 3º)perceptivas docentes após pandemia. A vivência docente experimentada na perceptiva da “live” mostrou um cenário de interlocução aberta e mais próxima com os discentes, na maioria jovens que utilizam com frequência as redes sociais.

Palavras-chave: Teletrabalho. Perspectiva Docente. Rede Social.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, p. 21, 2005.

LEMOS, S. D. Profissionalização docente nas escolas públicas do estado de Tocantins: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 394-418, 2016.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, S. F. Pedagog@ se professor@ s em tempos de pandemia. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 37-42, 2020.

OLIVEIRA, L. A.T. C.; JUNIOR, E. P. L.. a educação a distância, o teletrabalho e o direito: os profissionais da docência na educação virtual. Revista Univap, v. 24, n. 45, p. 17-33, 2018.

VELOSO, B. G.; MILL, D. Educação a Distância e inclusão: uma análise sob a perspectiva docente. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 56-75, 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

SILVA SANTANA, N.; JAQUES, N. M. de O. .; MONTEIRO JÚNIOR, R. S. .; RODRIGUES, V. D. . Compreensão do trabalho remoto na área da saúde pelo docente do curso de educação física licenciatura . RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 16–19, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3134. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)