Intervenção profissional remota em Educação Física: relato de um Meet sobre possibilidades de trabalho com crianças, jovens, adultos e idosos

Autores

  • Carlos Rogério Ladislau Unimontes
  • Berenilde Valéria de Oliveira Souza Unimontes
  • Marúcia Carla D’Afonseca Santos Borges Unimontes
  • Vinicius Dias Rodrigues UNIMONTES

Palavras-chave:

INTERVENÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumo

Em dezembro de 2019, o mundo foi alarmado com uma nova doença, posteriormente chamada de COVID-19, que hoje protagoniza uma pandemia de projeções trágicas e contornos ainda imprevisíveis. Como consequência, parte das instituições de ensino superior passaram a operar seus processos remotamente, sendo a Unimontes uma delas. Nesse sentido, o objetivo desse relato é registrar uma das ações que foram implementadas nesse trabalho remoto: o desenvolvimento de uma mesa redonda virtual, realizada no dia 26 de junho de 2020, tendo como suporte tecnológico a integração das plataformas Google Meet e YouTube.Para além das limitações impostas pelo cenário atual, o emprego de estratégias baseadas na mediação tecnológica tem permitido, à comunidade acadêmica, construir o melhor presente possível nesses tempos obscuros que confrontam a todos com o desafio cotidiano de reinvenção da nossa existência subjetiva, coletiva e social.

Palavras-chave:Universidade. Intervenção. Educação Física. Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Rogério Ladislau, Unimontes

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes

Berenilde Valéria de Oliveira Souza, Unimontes

Professora do Departametno de Educação Física e do Desporto da Unimontes

Marúcia Carla D’Afonseca Santos Borges, Unimontes

Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes

Referências

CAVALCANTE, A. S. P.et al. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Avances en Enfermaría. 2020; 38 (1supl): p-p. https://doi.org/10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 11 maio 2020.

JIMÉNEZ-PAVON, David; CARBONELL-BAEZA, Ana; LAVIE Carl J. Physical exercise as therapy to fight against the mental and physical consequences of COVID-19 quarantine: Special focus in older people. Progress in Cardiovascular Diseases. https://doi.org/10.1016/j.pcad.2020.03.009

OLIVEIRA, Ana Beatriz. Educação em tempos de pandemia: o uso da tecnologia como recurso educacional. Pedagogia em Ação. Belo Horizonte, v.13, n. 1, p-p, 1 sem. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

LADISLAU, C. R. .; SOUZA, B. V. de O. .; BORGES, M. C. D. S. .; RODRIGUES, V. D. . Intervenção profissional remota em Educação Física: relato de um Meet sobre possibilidades de trabalho com crianças, jovens, adultos e idosos. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 94–102, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3166. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)