Estudo e análise do processo de implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola localizada na Comunidade Quilombola de Agreste

Autores

  • Ana Paula Araújo Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Maria Helena de Souza Ide Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa realizada em uma escola localizada em uma comunidade quilombola. O estudo teve como objetivo estudar e analisar o processo de implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e entrevista, buscando compreender como se desdobra o processo de implementação do PPP, como a realidade local está expressa na proposta do documento em questão e, ainda. se as ações que foram propostas são desenvolvidas na prática pedagógica da escola. O presente trabalho possibilitou a compreensão do PPP como instrumento teórico-prático do trabalho pedagógico, assim como as contribuições e entraves de sua implementação no espaço escolar.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico. Escola quilombola. Práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADBALLA. M. FB. A construção do Projeto Político-Pedagógico e a formação permanente dos professores: possibilidades e desafios. In: VEIGA. I. P. A (Org.). Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 153-173.

BARROSO. João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, N.S. C (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências. novos desafios. São Paulo: Cortez. 2006, p.11-32.

BU'ITURA. I. M. Projeto Político-Pedagógico: concepção que se define na práxis. Passo Fundo: UPF. 2005.

FAGUNDES. M.C.V. A Implementação do Projeto Político-Pedagógico. In: VEIGA, I. P. A (Org.). Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2007, p. 65-88.

GANDIN. Danilo. Prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e não govemamental. Petrópolis: Vozes, 2000.

GENTILE, Paola. África de todos nós. Revista Nova Escola, n. 187. 2005, p. 42-49.

LUDKE, Menga: MARLI, E. D. A. André. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Rosilda Baron. Educação para a cidadania: o Projeto Político-Pedagógico corno Elemento Articulador. In: VEIGA. I. P. A. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Papirus, 2006.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar. democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática. 2007. p. 49-73.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: processo de ensino-aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico da Escola. São Paulo: Editora Libertad, 2000.

VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em tomo do Projeto Político-Pedagógico. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-pedagógico. São Paulo: Papirus, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)