Aula de Matemática via interações e resolução de problemas: experiência em uma 4ª série

Autores

Resumo

Neste artigo, relatamos nossa experiência na realização de oficinas com uma turma de 4ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anália Franco Bastos, no âmbito do projeto de pesquisa Investigando dimensões sócio-contextuais na relação dos alunos do Ciclo I com a Matemática e no enfrentamento de dificuldades de aprendizagem. Tratou-se de uma parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo. Nessa escola, foram realizadas cinco oficinas e selecionado um conjunto de atividades que possibilitaram identificar timidez nos alunos para socializar suas estratégias e argumentar suas produções frente à resolução de problemas. Isso nos leva a pensar que, embora os conteúdos matemáticos sejam trabalhados em classe e que boa parte dos alunos construam a aprendizagem desses conteúdos, a argumentação e o questionamento ainda são posturas que não fazem parte do repertório de vida escolar desses alunos, o que evidencia a urgência de um trabalho no sentido de favorecer as interações nos momentos de situações de aprendizagem. É durante as interações que os alunos refletem sobre os procedimentos adotados por eles, pensam como chegaram à determinada resolução ou resposta e, ao justificar esses procedimentos, tomam consciência do que produziram e das descobertas matemáticas feitas durante a resolução das atividades propostos.

Palavras-chave: Resolução de Problemas. Interação. Matemática nos Anos Iniciais. Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Guia de planejamento e orientações didáticas para o professor do 3º ano do Ciclo 1. São Paulo: SME/DOT, 2008a.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Guia de planejamento e orientações didáticas para o professor do 4º ano do Ciclo 1. São Paulo: SME/DOT, 2008b.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Ensino Fundamental I. São Paulo: SME/DOT, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2013

Edição

Seção

Artigos