Investigações sobre livros didáticos de Matemática: uma análise de suas questões de pesquisa

Autores

Resumo

Livros didáticos e materiais produzidos por Secretarias de Educação tem constituído objeto de estudo de pesquisas e ganhado importância na discussão sobre currículos de Matemática. Porém, como se configuram os problemas das pesquisas sobre livros didáticos de Matemática? Que quadro conceitual pode orientar as pesquisas sobre esses materiais em Educação Matemática? Essas questões nos motivaram a realizar uma pesquisa na perspectiva de estado do conhecimento por meio do mapeamento de 59 dissertações e teses. A partir das teorizações de Postlethwaite (2005) e de Fan (2013), a análise dos problemas dessas investigações revelou que um número considerável teve por propósito identificar e descrever características desses materiais; um número reduzido teve como problema a identificação e a compreensão de relações entre os livros, ou aspectos característicos deles, e outras variáveis; outro número reduzido se debruçou em estudar a relação de causalidade existente entre determinados fatores e os livros didáticos. Nesse sentido, é preciso descentralizar as pesquisas de um quadro conceitual que toma os materiais como variáveis intermediárias, e concentrar as investigações em quadros conceituais que qualificam e consideram fatores que afetam esses materiais ou que são afetados por eles.

Palavras-chave: Livros Didáticos. Materiais Curriculares. Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FAN, Lianghuo. Textbook research as scientific research: towards a common ground for research on Mathematics textbooks. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SCHOOL MATHEMATICS TEXTBOOKS, 2011, Shanghai. Anais da ICMT-2011, Shangai: University of Southampton, 2011, p. 1-11. Disponível em http://eprints.soton.ac.uk/201715; acesso em 27 abr. 2015, às 18h.

FAN, Lianghuo. Textbook research as scientific research: towards a common ground on issues and methods of research on mathematics textbooks. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, Springer, v. 45, n. 5, 2013, p. 765-777.

JANUARIO, Gilberto; LIMA, Katia; PIRES, Celia Maria Carolino. Processo de apropriação, de professores, de materiais didáticos que apresentam o currículo de Matemática. In: XII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014, Birigui. Anais do XII EPEM: Educação Matemática no contexto das propostas do ensino integrado: projetos e políticas. Birigui: IFSP, 2014. v. único. p. 1-15.

POSTLETHWAITE, T. Neville. Educational research: some basic concepts and terminology. Paris: UNESCO International Institute for Educational Planning, 2005. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001824/182459e.pdf; acesso em 27 mar. 2015, às 16h40.

REMILLARD, Janine T.; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn M.; (Ed.), Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2018

Edição

Seção

Artigos