Formação de professores de Matemática: o desafio de superação das urgências e carências no Norte de Minas Gerais (1960-1990)

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo investigar a história da formação de professores de Matemática no norte de Minas Gerais, no curso de licenciatura da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL), atual Universidade Estadual de Montes Claros — UNIMONTES.  O período focalizado se estende da década de 1960 até a década de 1990. Utilizamos a metodologia da História Oral, segundo os parâmetros do GHOEM — Grupo História Oral e Educação Matemática. Além dos depoimentos, recorremos a fontes documentais escritas. Da análise das entrevistas e de outras fontes mobilizadas pudemos depreender que o movimento de criação da Instituição e do Curso de Matemática constituiu-se num processor formador influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Um outro aspecto importante é que a formação de professores de Matemática tanto na FAFIL quanto em outras instituições do país foi realizada de modo aligeirado, sem recursos — materiais e humanos — próprios, demandada por imposições legais, interesses políticos e econômicos, marcada por urgências e carências.

Palavras-chave: História. Formação de Professores. Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, I. R. As Relações das Lideranças Políticas na Criação das Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais. 2006. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

BARALDI, I. M.; GAERTNER, R. Textos e Contextos: um esboço da CADES na História da Educação (Matemática). Blumenau: EdFURB, 2013.

BRASIL. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. (1957-1960). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Jurandyr Pires Ferreira (Org.) (IBGE). Rio de Janeiro: IBGE.

CACETE, N. H. Breve História do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária. Educação e Pesquisa, São Paulo, p. 1-16, 2014.

CUNHA, L. A.; GOÉS, M. O golpe na educação. 10. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.

DRUMOND, José Geraldo de Freitas. “Universitas quae sera tamen”. Revista Vínculo, Montes Claros, n. 4, p. 11-13, dez. 1989.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Presentificando ausências: a formação e a atuação dos professores de Matemática. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Julio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 555-569.

JARDIM, A. F. C. J. et al. A genealogia de uma universidade: de 1962 a 1989. IN: CALEIRO, R. C. L. C. (Org.). Unimontes: 40 anos de história. Montes Claros: Editora UNIMONTES, 2002, p. 15-48.

PAULA, Isabel Rebello. Pequena resenha histórica da FAFIL. Revista Vínculo, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 9-12, mar. 1973.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil (1930-1973). 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1983.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Tradução de L. L. de Oliveira. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2018

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)