Os resultados do IDEB no Norte de Minas: um estudo comparativo

Autores

  • Márcio Antônio Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0002-4785-7963

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo analisar os resultados de uma pesquisa empreendida sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental dos municípios de Bocaiúva, Januária, Pirapora e Salinas – MG, dentro das ações do Projeto de Pesquisa “os resultados do IDEB nos Municipios do Norte de Minas – MG: um estudo comparativo dos avanços e desafios”.  Em nossa incursão, no campo de pesquisa, buscamos observar em que medida a gestão das escolas e da rede municipal têm uma visão sistêmica da Educação, intervindo para um melhor desempenho de seus alunos. Foram pesquisadas cinco escolas públicas e equipes das Secretarias Municipais de Educação dos municípios anteriormente citados. Verificamos, inicialmente, que o fortalecimento da dimensão pedagógica foi um dos fatores de aprimoramento da atuação dos educadores concorrendo, também, para a revisão dos conteúdos ministrados adequando-os às reais dificuldades e necessidades de aprendizagem dos alunos. Constatamos, também, que os resultados evidenciados nos anos finais do Ensino Fundamental são significativamente diferentes daqueles registrados nos anos iniciais, o que nos leva a questionar se as iniciativas da gestão municipal têm se centrado com mais ênfase nos anos iniciais ou se destinam ao sistema educacional como um todo.

Palavras-chave: Qualidade do Ensino. Aprendizagem. Políticas públicas.

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Publicado

20.06.2017

Edição

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Artigos