A TAINHA NA BARRA DA LAGUNA DE TRAMANDAÍ: O PAPEL DO LOCAL NA DINÂMICA ECONÔMICA DA REGIÃO DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Helena Botelho Senna Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Garcez Wives Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marlise Amália Reinehr Dal Forno Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia dos Santos Ramos Berreta Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar a busca dos pescadores artesanais da Região do Litoral Norte em se conectarem aos mercados de proximidade em cadeias curtas de comercialização, recorrendo para tanto ao alimento e a construção de redes sociais imersas no “local". Este artigo assentasse em uma visão mais aprofundada em torno da noção de imersão, e da nova Geografia Econômica. A área delimitada para realizar este estudo, a Região do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil, localiza-se na Microrregião de Osório e explorou-se o caso dos pescadores artesanais de tainaha. Partiu-se de um viés qualitativo, e de um trabalho de caráter exploratório, entre os meses de dezembro de 2016 até abril de 2017 foram realizados as entrevistas, com questões abertas (roteiro), observação participante. Finalizando, a análise realizada revelou que alimentos alternativos podem expressar mais do que o tradição, eles têm a capacidade de ilustrar uma forma de defesa da autonomia local, e um retorno aos fundamentos do que representa a o saber fazer e a cultura. Girando em torno das muitas formas de compor a produção e o consumo decorrendo dos conhecimentos imersos no local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

BOTELHO SENNA, H.; GARCEZ WIVES, D. .; REINEHR DAL FORNO, M. A. .; DOS SANTOS RAMOS BERRETA, M. . A TAINHA NA BARRA DA LAGUNA DE TRAMANDAÍ: O PAPEL DO LOCAL NA DINÂMICA ECONÔMICA DA REGIÃO DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 199–206, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1881. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)