AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL RELACIONADA À QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA, MINAS GERAIS
Resumen
O estudo teve como objetivo avaliar a implementação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) no município de Diamantina, Alto Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Os gestores do Programa foram entrevistados e responderam questionário do Ministério da Saúde (BRASIL, 2009). O Programa Vigiágua foi implantado em 2013 no município e as ações desenvolvidas ainda são incipientes, o cadastramento se restringe aos sistemas de distribuição de água, o monitoramento da qualidade da água contempla somente as áreas urbanas, e o número mínimo de amostras determinado na legislação ainda não é executado. Constatou-se que a análise integrada de dados da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano ocorre somente em casos de surtos epidêmicos relacionados com a água. A desarticulação entre os setores de vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica é um fator que limita as ações já fragmentadas do Programa no município. Considera-se importante que o setor saúde do município aborde as relações entre saúde, saneamento e meio ambiente, com um enfoque ecossistêmico e interdisciplinar, capaz de integrar os determinantes da saúde, sejam eles biológicos, sociais, ambientais ou culturais. A integração entre as vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental e com outros setores relacionados com a qualidade da água para além da saúde, como educação, meio ambiente e saneamento constituem-se em atividades relevantes para o êxito e aprimoramento do Programa Vigiágua, por meio de uma avaliação e compreensão integrada do conhecimento interdisciplinar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Natália de Tartler, Herton Helder Rocha Pires, Antonio Sousa Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.