AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL RELACIONADA À QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA, MINAS GERAIS

Autores

  • Natália de Tartler Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Herton Helder Rocha Pires Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Antonio Sousa Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar a implementação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) no município de Diamantina, Alto Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Os gestores do Programa foram entrevistados e responderam questionário do Ministério da Saúde (BRASIL, 2009). O Programa Vigiágua foi implantado em 2013 no município e as ações desenvolvidas ainda são incipientes, o cadastramento se restringe aos sistemas de distribuição de água, o monitoramento da qualidade da água contempla somente as áreas urbanas, e o número mínimo de amostras determinado na legislação ainda não é executado. Constatou-se que a análise integrada de dados da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano ocorre somente em casos de surtos epidêmicos relacionados com a água. A desarticulação entre os setores de vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica é um fator que limita as ações já fragmentadas do Programa no município. Considera-se importante que o setor saúde do município aborde as relações entre saúde, saneamento e meio ambiente, com um enfoque ecossistêmico e interdisciplinar, capaz de integrar os determinantes da saúde, sejam eles biológicos, sociais, ambientais ou culturais. A integração entre as vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental e com outros setores relacionados com a qualidade da água para além da saúde, como educação, meio ambiente e saneamento constituem-se em atividades relevantes para o êxito e aprimoramento do Programa Vigiágua, por meio de uma avaliação e compreensão integrada do conhecimento interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

DE TARTLER, N. .; ROCHA PIRES, H. H. .; SOUSA SANTOS, A. . AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL RELACIONADA À QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA, MINAS GERAIS. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 151–160, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1867. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)