A PRÁTICA ARTESANAL EM MACHADOS(PE) E O DESENVOLVIMENTO LOCAL
Resumo
Este estudo objetiva analisar as possibilidades de desenvolvimento local a partir das práticas artesanais oriundas da produção de banana em Machados/PE. Foi realizada uma pesquisa com observações e leituras bibliográficas e após com entrevistas a dois grupos de artesãos/ãs, no município de Machados/PE. Os resultados mostraram que as práticas artesanais são de grande importância tanto para o município quanto para os artesão envolvidos, pois além da geração de renda, promovem melhoras nas condições de vida social e pessoal. Por outro lado enfrenta alguns impasses como locais de trabalho, diminuição da quantidade de artesão/ãs, valorização e visibilidade na cidade. Ainda assim, o artesanato de Machados/PE pode ser considerado uma alternativa de Desenvolvimento Local, pois a prática, segundo os/as próprios/as artesãos/ãs revelaram, possibilitou um crescimento a nível cultural e econômico, para os envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Erika Alencar de Moura Mendes, Maria Zênia Tavares da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.