As ações afirmativas sob a égide dos direitos humanos: uma articulação possível entre a igualdade de oportunidades e a promoção da cidadania no Brasil
Resumo
O tema central desse artigo é a questão da política de ação afirmativa no Brasil sob a perspectiva dos direitos humanos. Para tanto, analisa a construção do preconceito e do racismo, avaliando o processo histórico dos afrodescendentes desde a abolição da escravidão até a época presente, atravessa o debate contemporâneo dos direitos humanos para assim culminar na discussão no âmbito das desigualdades raciais. É sabido que a população negra brasileira ainda é maioria nas camadas mais baixas da sociedade, destacando-se nos indicadores sociais. É nesse contexto que se faz urgente a efetivação dessas políticas afirmativas na promoção da igualdade e cidadania, como forma de garantia dos direitos humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jussara de Cássia Soares Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.