TRABALHO COLETIVO E GÊNERO: O PAPEL DAS MULHERES EM ATIVIDADES DE COLETA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM MONTES CLAROS-MG

Autores

  • Délcio César Cordeiro Rocha Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Guélmer Júnior Almeida de Faria Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

No presente estudo, enfocam-se aspectos sobre organização do trabalho e identidade ocupacional relativos à participação de mulheres coletoras-recicladoras na atividade de organização de coleta e reaproveitamento de material reciclável. Para isso, utilizou-se como metodologia uma pesquisa feita pelo “Projeto Carroceiro Consciente” veiculada ao ICA/UFMG. No Brasil estudos desse tipo são relativamente recentes e vêm se acentuando nos últimos 10 anos como conseqüência da crescente preocupação com o esgotamento de recursos não renováveis e com a degradação do meio ambiente. Neste sentido, as questões sobre as formas como se apresenta o trabalho na sociedade contemporânea, dando-se atenção aos processos de precarização e de provisoriedade nas relações de trabalho atuais, bem como às alternativas de geração de ocupação e de renda que se oferecem dentro do espectro da economia solidária. Observa-se também a delimitação de aspectos referentes à divisão sexual do trabalho e à participação da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho. O principal objetivo deste estudo foi analisar o papel das mulheres coletoras-recicladoras no município de Montes Claros-MG. Pretendeu-se, ainda, verificar a importância dessa atividade no desenvolvimento social local; analisar o trabalho coletivo das mulheres coletoras-recicladoras; compreender este trabalho como possibilidade de geração de renda e analisar o papel do gênero como indutor que se expressa na vivência deste grupo de mulheres coletoras-recicladoras. Conclui-se que o trabalho coletivo é meio para resgatar a cidadania perdida e o papel das mulheres nesse segmento é parte fundamental no processo para geração de renda e desenvolvimento social local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-03-27

Como Citar

CÉSAR CORDEIRO ROCHA, D. .; JÚNIOR ALMEIDA DE FARIA, G. . TRABALHO COLETIVO E GÊNERO: O PAPEL DAS MULHERES EM ATIVIDADES DE COLETA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM MONTES CLAROS-MG. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 1, n. 7, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1663. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos