TRABALHO COLETIVO E GÊNERO: O PAPEL DAS MULHERES EM ATIVIDADES DE COLETA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM MONTES CLAROS-MG
Resumo
No presente estudo, enfocam-se aspectos sobre organização do trabalho e identidade ocupacional relativos à participação de mulheres coletoras-recicladoras na atividade de organização de coleta e reaproveitamento de material reciclável. Para isso, utilizou-se como metodologia uma pesquisa feita pelo “Projeto Carroceiro Consciente” veiculada ao ICA/UFMG. No Brasil estudos desse tipo são relativamente recentes e vêm se acentuando nos últimos 10 anos como conseqüência da crescente preocupação com o esgotamento de recursos não renováveis e com a degradação do meio ambiente. Neste sentido, as questões sobre as formas como se apresenta o trabalho na sociedade contemporânea, dando-se atenção aos processos de precarização e de provisoriedade nas relações de trabalho atuais, bem como às alternativas de geração de ocupação e de renda que se oferecem dentro do espectro da economia solidária. Observa-se também a delimitação de aspectos referentes à divisão sexual do trabalho e à participação da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho. O principal objetivo deste estudo foi analisar o papel das mulheres coletoras-recicladoras no município de Montes Claros-MG. Pretendeu-se, ainda, verificar a importância dessa atividade no desenvolvimento social local; analisar o trabalho coletivo das mulheres coletoras-recicladoras; compreender este trabalho como possibilidade de geração de renda e analisar o papel do gênero como indutor que se expressa na vivência deste grupo de mulheres coletoras-recicladoras. Conclui-se que o trabalho coletivo é meio para resgatar a cidadania perdida e o papel das mulheres nesse segmento é parte fundamental no processo para geração de renda e desenvolvimento social local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Délcio César Cordeiro Rocha, Guélmer Júnior Almeida de Faria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.