“TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
Resumo
Em análise nos estudos de doutoramento, buscamos compreender o território em sua amplitude. Desde o século XVII os povos Xakriabás são atores da História sobre o espaço geográfico, hoje o território em São João das Missões no norte de Minas Gerais; aqui, objeto de estudo. O território enquanto uma categoria geográfica apresenta-se com muitas funções, agregando ao espaço muitas relações geográficas. A principal relação é da Sociedade e Natureza, configurando-se em algumas, como as temporais, sociais, ambientais, políticas, econômicas, poder e outras. Diante das funções, processos, relações e abordagens, a categoria constitui-se em Des-re-multiterritorialidades. Outrossim trazemos ao debate a ação “Territori‘ar” que conjuga uma constituição histórica sobre o espaço e abordando aspectos próprios da construção do território como a resistência contínua e o seu uso na vivência e ações cotidianas, entre o Estado, as Populações Tradicionais, Movimentos Sociais e outras formas de usos. As metodologias enquadrantes no discurso e ações da pesquisa, estão amparadas principalmente nas referências bibliográficas e nos trabalhos de campo de diversos territórios de políticas territoriais. Os territórios dessas políticas são principalmente, a academia, as comunidades, os debates das políticas públicas, as instituições não governamentais, o Estado e os espaços de enfrentamentos entre ambos. Entendemos que a ação “Territori ‘ar” possa contribuir para os estudos geográficos no campo do desenvolvimento da própria epistemologia e ampliar o debate que se inicia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cássio Alexandre da Silva, Rosselvelt José Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.