Método, discurso e sujeito: notas sobre o problema da produção de conhecimento na contemporaneidade

Autores

  • Otaviano de Oliveira Filho Universidade Estadual de Montes Claros
  • Anelito Pereira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros

Resumo

Este artigo discute a relação entre método, discurso e sujeito a partir de René Descartes, com vistas a contribuir com o debate sobre a produção de conhecimento científico na contemporaneidade. Partimos do pressuposto de que a Epistemologia, enquanto disciplina, tem exibido o tensionamento entre sujeito e objeto como sua questão fundamental, que precisa freqüentemente ser enfrentada. Desse tensionamento emergem questões relativas à verdade, à ciência e a história, com as quais o discurso metódico lida no seu processo mesmo de afirmação como trabalho científico. Entremeando as reflexões aqui expostas está a questão do limite entre objetividade e subjetividade no que se nos apresenta como ciência, a necessária interrogação sobre o que é social, no sentido de pertencer a uma coletividade, e o que é individual, resultante de uma experiência específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otaviano de Oliveira Filho, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor de Antropologia e Sociologia nas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e Faculdade Vale do Gorutuba (Favag), e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/Unimontes, com projeto de pesquisa sobre a relação entre discurso e realidade na configuração do sertão norte-mineiro, sob orientação do Prof. Anelito Pereira de Oliveira.

Anelito Pereira de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, mestre em Letras pela UFMG, graduado em Letras também pela UFMG e professor do PPGDS/UNIMONTES, autor de inúmeros ensaios sobre questões de linguagem, cultura, sociedade e subjetividade, com ênfase na representação literária. Seu último texto publicado intitula-se “Nascer, dobrar”, capítulo constante do livro Fortuna crítica de Affonso Ávila, org. Melânia Silva Aguiar, BeloHorizonte, Secretaria de Estado da Cultura/Arquivo Público Mineiro, 2006.  

Publicado

2020-03-19

Como Citar

DE OLIVEIRA FILHO, O. .; PEREIRA DE OLIVEIRA, A. . Método, discurso e sujeito: notas sobre o problema da produção de conhecimento na contemporaneidade. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1394. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos