(RE)TAYLORIZAÇÃO DO TRABALHO DE CALL CENTERS? NOVAS CONFIGURAÇÕES E PADRÕES NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS
Resumo
Nas sociedades contemporâneas, os Call Centers representam uma atividade de elevadas proporções na geração de empregos, principalmente para jovens do sexo feminino. Observam-se, em alguns aspectos, aproximações das empresas de Call Center com estruturas fabris, apresentando rotinas extremamente padronizadas e controladas. A nova morfologia do trabalho capacita a analise de trabalhos que, em suas atividades diárias trazem particularidades do trabalho padronizado, característico do modelo Fordista/Taylorista, trazendo por outro âmbito o dinamismo e flexibilidade do modelo Toyotista, mesclando-se em seus postos de trabalho. São transformações ligadas à inserção e desenvolvimento de novas tecnologias nos processos de produção e, trazem consigo novos padrões na busca de eficiência e produtividade, isto é, são formas de ajustes do trabalho à lógica do mercado, marcadamente competitivo e instável. Constituem-se, portanto, uma nova parcela que amplia e diversifica a classe trabalhadora no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Talissa Naira Castanha, Luciene Rodrigues, Sílvia Gomes Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.