DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A CADEIA PRODUTIVA DA CAPRINOVINOCULTURA NO SEMIÁRIDO BAIANO: O CASO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA

Autores

  • Kleber Avila Ribeiro Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo mostrar o atual cenário da caprinovinocultura no município de Juazeiro-BA ao longo de seus oito sub-territórios, com intuito de identificar os entraves e desafios que dificultam o desenvolvimento desta importante atividade econômica para os produtores rurais envolvidos na cadeia produtiva. A pesquisa foi realizada no período de 2013 a 2014, foram entrevistados 1.000 produtores, utilizou-se como metodologia a coleta de dados primários mediante aplicação de questionários estruturados, e pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que problemas relacionados à organização social e à ausência de assistência técnica, dificultam a união dos produtores rurais do município de Juazeiro, envolvidos com a caprinovinocultura, impossibilitando-os de serem competitivos com vistas a atender ao mercado em escala e com produtos de qualidade e, consequentemente, ascenderem em mobilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

AVILA RIBEIRO, K. . DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A CADEIA PRODUTIVA DA CAPRINOVINOCULTURA NO SEMIÁRIDO BAIANO: O CASO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 151–180, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1300. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)