OLHAR ATRAVÉS DA LENTE:
A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA.
DOI:
https://doi.org/10.46551/259498102025012Palavras-chave:
Ensino. Fotografias. História.Resumo
A pesquisa tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma metodologia que utiliza a fotografia em sala de aula para promover a aprendizagem e a compreensão do tempo histórico. Essa metodologia foi elaborada durante o Estágio Supervisionado do docente em Licenciatura em História, aplicado na Escola Estadual João de Deus Dias, para os alunos do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, a pesquisa analisou a fotografia sob duas perspectivas: como fonte histórica e como linguagem, utilizando os aportes teóricos de Kossoy (2007) e Le Goff (1996). Os alunos examinaram fotografias de seus acervos familiares, comparando-as com imagens produzidas na contemporaneidade. A partir dessa análise, eles desenvolveram narrativas históricas que destacam o tempo histórico, enfatizando as rupturas e transformações ao longo do tempo.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história. In: MONTEIRO, Ana Maria; ROCHA, Elenice Aparecida Bastos; RESNIK, Luis; GONÇALVES, Márcia de Almeida (org.). Qual o valor da história hoje?. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21 - 39.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70: LDA, 2009.
BARROS, José D’Assunção. O tempo dos historiadores. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.
BICALHO, Lucas Matheus Araujo. Análise imagética de um crime nas capas da revista Veja, Época e IstoÉ: o caso de Isabella Nardoni (2008-2010). Monografia (Graduação Licenciatura em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2023. 67, p.
BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CAIMI, Flávia Eloisa. Qual é o lugar do ensino médio na escolarização e em que consiste a especificidade da História no ensino médio?. In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B.; PACIEVITCH, Caroline (org.). Memória, sensibilidades e saberes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2015. p. 409 - 422.
GEVAERD, Rosi Terezinha Ferrarini. A narrativa histórica como uma maneira de ensinar e aprender história: o caso da história do Paraná. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ANPUH, 2009. p. 1 - 10
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 4 Ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11 - 36, 2003.
RAMOS, Matheus Mazini. A fotografia e o tempo. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2012.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 9 ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1990.
SEFFNER, Fernando. Aprender e ensinar história: como jogar com isso?. In: GIACOMONI, Marcelo Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história. Porto Alegre, RS: Editora Evangraf, 2013. p. 25 - 4.