OLHAR ATRAVÉS DA LENTE:

A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA.

Autores

  • Lucas Matheus Araujo Bicalho Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102025012

Palavras-chave:

Ensino. Fotografias. História.

Resumo

 

A pesquisa tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma metodologia que utiliza a fotografia em sala de aula para promover a aprendizagem e a compreensão do tempo histórico. Essa metodologia foi elaborada durante o Estágio Supervisionado do docente em Licenciatura em História, aplicado na Escola Estadual João de Deus Dias, para os alunos do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, a pesquisa analisou a fotografia sob duas perspectivas: como fonte histórica e como linguagem, utilizando os aportes teóricos de Kossoy (2007) e Le Goff (1996). Os alunos examinaram fotografias de seus acervos familiares, comparando-as com imagens produzidas na contemporaneidade. A partir dessa análise, eles desenvolveram narrativas históricas que destacam o tempo histórico, enfatizando as rupturas e transformações ao longo do tempo.

Downloads

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história. In: MONTEIRO, Ana Maria; ROCHA, Elenice Aparecida Bastos; RESNIK, Luis; GONÇALVES, Márcia de Almeida (org.). Qual o valor da história hoje?. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21 - 39.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70: LDA, 2009.

BARROS, José D’Assunção. O tempo dos historiadores. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.

BICALHO, Lucas Matheus Araujo. Análise imagética de um crime nas capas da revista Veja, Época e IstoÉ: o caso de Isabella Nardoni (2008-2010). Monografia (Graduação Licenciatura em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2023. 67, p.

BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CAIMI, Flávia Eloisa. Qual é o lugar do ensino médio na escolarização e em que consiste a especificidade da História no ensino médio?. In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B.; PACIEVITCH, Caroline (org.). Memória, sensibilidades e saberes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2015. p. 409 - 422.

GEVAERD, Rosi Terezinha Ferrarini. A narrativa histórica como uma maneira de ensinar e aprender história: o caso da história do Paraná. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ANPUH, 2009. p. 1 - 10

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 4 Ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11 - 36, 2003.

RAMOS, Matheus Mazini. A fotografia e o tempo. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2012.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 9 ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1990.

SEFFNER, Fernando. Aprender e ensinar história: como jogar com isso?. In: GIACOMONI, Marcelo Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história. Porto Alegre, RS: Editora Evangraf, 2013. p. 25 - 4.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Araujo Bicalho, L. M. (2025). OLHAR ATRAVÉS DA LENTE: : A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Ciranda, 9(01), 12–28. https://doi.org/10.46551/259498102025012

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.