GÊNEROS ACADÊMICOS E BANCO DE DADOS: O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rosilene dos Anjos Sant’Ana IFNMG
  • Thiago Bicalho Ferreira IFNMG
  • Maria Fernanda Lacerda de Oliveira IFPR

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022020

Palavras-chave:

Sequência Didática, Escrita Acadêmica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ensino Superior

Resumo

A produção escrita no ensino superior tem apontado para dificuldades dos estudantes com relação aos gêneros acadêmicos. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada entre duas disciplinas apontando os benefícios dessa integração para a produção escrita acadêmica. Para isso, foi analisada a utilização de sequência didática para o desenvolvimento da produção escrita de resumos expandidos, com o fim de amenizar tal problemática, com alunos do 3º período do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFNMG campus Almenara no primeiro semestre de 2018, envolvendo as disciplinas Gêneros Acadêmicos e Banco de dados. Para tanto, foi utilizada a metodologia da Pesquisa-Ação no intuito de estruturar o processo de escrita do gênero discursivo resumo expandido, buscando a compreensão, reflexão e soluções a um problema identificado na própria prática pedagógica. A partir da análise dos gêneros produzidos e de respostas dos estudantes a um questionário ao final do trabalho interdisciplinar, considera-se que os objetivos referentes à disciplina de Banco de Dados e Gêneros Acadêmicos foram alcançados, haja vista que os acadêmicos conseguiram correlacionar conceitos teóricos das disciplinas e aplicar em apresentação de seminário, e apresentar um resumo expandido coerente com as características do gênero ao final da sequência didática.

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Biografia do Autor

Rosilene dos Anjos Sant’Ana, IFNMG

Mestre em Linguística Aplicada pela UNB. Professora do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Norte de Minas Gerais, Campus Teófilo Otoni (IFNMG)

Thiago Bicalho Ferreira, IFNMG

Mestre em Ciência da computação pela UFV. Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Maria Fernanda Lacerda de Oliveira, IFPR

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Professora do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Paraná (IFPR).

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

dos Anjos Sant’Ana, R., Bicalho Ferreira, T., & Lacerda de Oliveira, M. F. (2022). GÊNEROS ACADÊMICOS E BANCO DE DADOS: O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ciranda, 6(02), 90–110. https://doi.org/10.46551/259498102022020

Edição

Seção

Artigos