PROJETO HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Adriany de Ávila Melo Sampaio LAGEPOP-IG-Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Aluê Gomes da Silva LAGEPOP-IG- Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Ana Flávia Borges de Oliveira LAGEPOP-IG- Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Antônio Carlos Freire Sampaio LAGEPOP-IG- Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Rosana de Ávila Melo Silveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021047

Palavras-chave:

Lei federal 10.639/03, Lei federal 11.645/08, Estudante pesquisador, Livro didático

Resumo

A exigência da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” trouxe para todos os cursos de formação de professores a responsabilidade em formar profissionais capazes de contribuir nesta temática. Apesar da lei ser do ano de 2003 ainda há muito a ser realizado para que essa questão seja um conteúdo comum nas escolas de Educação Básica. Uma das formas da Geografia contribuir com esse tema é começar a repensar a formação inicial do professor também como pesquisador, e de todo estudante como uma pessoa que pesquisa, que elabora e constrói conhecimento. Neste Projeto o Estudante do Ensino Médio teve a oportunidade de uma formação em pesquisa uma vez que o Objetivo Geral de Pesquisa foi a análise das possibilidades de inclusão da História e Cultura Afrobrasileira e Africana nos conteúdos de Geografia do Ensino Médio se colocando como estudante e pesquisador desta disciplina. Para diagnosticar as questões Étnico-raciais, especialmente sobre o cumprimento das leis federais 10639/03 e 11.645/08.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

de Ávila Melo Sampaio, A., Gomes da Silva, A., Flávia Borges de Oliveira, A., Carlos Freire Sampaio, A., & de Ávila Melo Silveira, R. (2021). PROJETO HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO. Revista Ciranda, 5(3), 309–316. https://doi.org/10.46551/259498102021047

Edição

Seção

Educação Racial e Étnico-racial

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