A PARTICIPAÇÃO ADULTO MADURO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

Autores

  • Nirvan Hofstadler Peixoto Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Leila Maria Araújo Santos Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Claudia Smaniotto Barin Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021016

Palavras-chave:

: Adulto Maduro. Aprendizagem. Educação. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este estudo busca verificar a participação de adultos maduros nos cursos subsequentes em eletrotécnica, eletromecânica e mecânica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, bem como averiguar de que maneira a participação desses impacta no ensino dos cursos. O presente estudo justifica-se por contribuir com a escola na identificação da faixa etária do público que procura a EPT, assim como perceber em que medida sua participação altera as formas de ensino. Por fim, visa propor alternativas para trabalhar com a diversidade geracional. Foram considerados adultos maduros, aqueles com idade igual ou superior a 35 anos, que é baseada nos estágios psicossociais de desenvolvimento do ser humanos propostos por Erikson (1972). A pesquisa foi realizada com informações da Secretaria de Registros Escolares do CTISM. Os resultados apontaram para a necessidade de um olhar mais atento aos alunos maduros, tendo em vista os seguintes aspectos: a crescente procura desses pelos cursos técnicos e as diferentes experiências e expectativas dos alunos maduros em comparação com os alunos jovens.

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Biografia do Autor

Nirvan Hofstadler Peixoto, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestrando do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica
da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Leila Maria Araújo Santos, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Informática na Educação. Professora do Programa Especial de Graduação
para EPT (PEG) e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Química. Professora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

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Publicado

2021-05-09

Como Citar

Peixoto, N. H., Santos, L. M. A., & Barin, C. S. (2021). A PARTICIPAÇÃO ADULTO MADURO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES. Revista Ciranda, 5(2), 68–87. https://doi.org/10.46551/259498102021016

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