IMPACTOS DO RACISMO ESTRUTURAL NO ENSINO CONTÍNUO DA POPULAÇÃO NEGRA: UMA ANÁLISE DO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Carlos Daniel Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Samuel Carlos Santos Marques Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Rahyan de Carvalho Alves Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021036

Palavras-chave:

abandono, racismo, IBGE, Norte de Minas

Resumo

O racismo estrutural exposto como a manutenção de ações racistas cotidianas que tornam normais a inferioridade, agressões policiais, baixo índice educacional entre outras diversas mazelas sofridas pela população negra. Na América Latina essa condição parte do período da colonização, e foi sendo estruturada nas diversas mudanças de nossa estrutura política e social, levando a essa condição atual onde se torna banal a morte constante de crianças e adolescentes negros nas favelas brasileiras e sua baixa perspectiva de futuro educacional e profissional acentuando nossos índices de criminalidade. Buscou-se nesse artigo analisar o contexto teórico referente ao racismo estrutural e por meio dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), entre outros visando aprofundar uma discussão mais detalhada sobre a desigualdade racial, evasão escolar e abandono, dando origem a produção de tabelas e mapas que sustentam a teoria de desigualdade racial. Dados das organizações brasileiras corroboram com a hipótese de que a população negra, representa mais da metade dos alunos que abandonam os estudos nas séries iniciais e finais de ensino, por motivos relacionados à renda,  falta de interesse na conclusão dos estudos e gravidez na adolescência, na perspectiva de analise onde correlacionamos esses fatores ao racismo estrutural, pontuamos que a teoria se confirma com esses dados quando notamos a normalização dessa condição desigual para a população negra tanto no viés do abandono escolar, quanto em questões relacionadas ao analfabetismo, violência e falta de representação política.

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Biografia do Autor

Carlos Daniel Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Graduado em Geografia Licenciatura Plena. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Samuel Carlos Santos Marques, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Graduando em Geografia Licenciatura Plena. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Daniel Rodrigues de Oliveira, C., Carlos Santos Marques, S., & de Carvalho Alves, R. (2021). IMPACTOS DO RACISMO ESTRUTURAL NO ENSINO CONTÍNUO DA POPULAÇÃO NEGRA: UMA ANÁLISE DO NORTE DE MINAS GERAIS. Revista Ciranda, 5(3), 198–216. https://doi.org/10.46551/259498102021036

Edição

Seção

Educação Inclusiva

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